Campanha eleitoral para vereador em cidade pequena : um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorPanke, Luciana, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Flávio Moisés de --
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52713-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luciana Panke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O marketing eleitoral se firmou como um dos pilares que sustentam as grandes campanhas políticas no Brasil e no mundo, recebendo destaque na mídia na última década, por vezes sendo citado como fator determinante na vitória de algum candidato. Este trabalho pretende analisar o uso das ferramentas do marketing eleitoral em campanhas pequenas, verificando se os candidatos a vereador de cidades menores também utilizam desses recursos e analisando se o candidato que segue os princípios do marketing eleitoral obtém alguma vantagem em relação aos candidatos que não utilizam tais princípios. Tomou-se como base os autores GOMES/2004, ITEN/2012, LIMA/2002, MANHANELLI/1988, entre outros. Para o estudo de caso, a cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, foi selecionada e as eleições municipais de 2012 nesse município foram analisadas. Para essa análise, foram feitos levantamentos estatísticos sobre a região, sobre o eleitorado e, por fim, uma série de entrevistas com alguns dos candidatos a vereador que protagonizaram campanhas resultantes em situações diversas: candidato com boa votação; candidato com votação média; candidato com votação baixa. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que a maioria das campanhas de vereadores de cidades pequenas é improvisada e fragilmente estruturada-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComunicação política - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCampanhas eleitorais - Brasil - 2012-
Título: dc.titleCampanha eleitoral para vereador em cidade pequena : um estudo de caso-
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