Análise da frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de trajeto de 2011 a 2013

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Autor(es): dc.contributorMurta, Guilherme A. (Guilherme Augusto)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Medicina do Trabalho-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ludimila Onorina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52707-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a) : Dr. Guilherme A. Murta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o crescimento estrutural urbano o transporte do trabalhador por veículos motorizados tornou-se de suma importância para a sociedade, bem como a franca expansão da frota destes e os acidentes de trajeto ocorridos. Objetivo: Analisar a frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de trajeto entre os anos de 2011 a 2013. Métodos: Descritivo, transversal com abordagem quantitativa. O universo estudado é composto pelos dados do período de 2011 a 2013 que foram coletados a partir do banco de dados, disponibilizados eletronicamente, de domínio público pela Previdência Social, Anuários do DETRAN e DATAPREV. Resultados: Os acidentes de trajeto representaram 20,2% dos acidentes de trabalho no período estudado com um aumento de 4,2% em 2013 em relação a 2011. A frota de motocicletas em 2013 representou cerca de 16% da frota total de veículos com um aumento de 4,5% nos anos avaliados. Houve uma redução no número absoluto de acidentes de trânsito, contudo um aumento de 7% nos acidentes com vítimas, os acidentes não fatais envolvendo motociclistas representaram cerca de 24% destes em 2011, 36% e 38%, em 2012 e 2013 respectivamente. As vítimas fatais envolvendo motociclistas representaram cerca de 1/3 de todos acidentes com vítimas fatais em todos os anos do estudo, com maior incidência em 2013, onde representavam cerca de 36% de todos os acidentes com vítimas, tendo 50% de aumento em relação ao ano de 2012. Conclusão: Diante da extensão das consequências dos acidentes de trabalho por trajeto faz-se necessário investimento em ações de políticas governamentais e empresariais bem como novas pesquisas que possam subsidiar estas ações.-
Formato: dc.format19 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trabalho - prevenção & controle-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Título: dc.titleAnálise da frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de trajeto de 2011 a 2013-
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