Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacifico, Tânia Mara | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Wanderlei, Luana Herrera Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52703 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Ms. Tania Mara Pacífico | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo foi proposta a criação de espaço denominado "Espaço Enedina Alves" no Parque da Ciência Newton Freire Maia, localizado no município de Pinhais. O museu contemporâneo dispõe de um acervo físico dividido em cinco pavilhões, nos quais são tratados temas como astronomia, urbanização, fontes de energia, recursos hídricos, botânica e sala 3D Milton Santos. Por tratar-se de um ambiente multicultural a proposta foi desenvolvida com base na lei 10.639/03 na qual regula a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nos estabelecimentos de ensino público e privado em todos os níveis de ensino do território brasileiro. Diante dos desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula, carência de materiais didáticos que abordem a temática étnico racial de maneira não tendenciosa e discriminatória, viu-se a necessidade e oportunidade que este espaço de educação não formal possui. Contribuindo de maneira significativa promovendo uma aprendizagem que rompa as barreiras de um sistema ainda racista e o preconceito existente. | - |
Formato: dc.format | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço Enedina Alves | - |
Título: dc.title | Proposta de criação Espaço Enedina Alves Marques - Parque Newton Freire Maia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: