A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Débora Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorAndrusievicz, Ivone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52689-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa tem por finalidade analisar como estão sendo encaminhadas as Leis 10639/2003 e 11645/2008, que visam à obrigatoriedade de trabalhar as relações étnico-raciais no espaço escolar. O intuito foi de averiguar o processo de leitura das aulas de literatura na escola de ensino integral fundamental da Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa mostra uma análise dos empréstimos, constatando-se fichas de controle de entrada e saída do livro foi possível identificar uma tendência a contos "clássicos". A literatura clássica infanto-juvenil que historicamente sustentou-se em estereótipos, tem apontado uma tendência na educação brasileira. Esses fatores desfavorecem o trabalho a ser realizado pelas definições das leis étnico-raciais. Essas literaturas têm determinado a representação das culturas que compõem a nação brasileira desfavorecendo, sobretudo, culturas indígenas e afro-brasileiras. Por meio de registros do acervo diante das relações de empréstimos de livros na biblioteca foi possível identificar que há uma omissão da escola, sob o aspecto da oferta de obras que compõem as várias culturas da nação brasileira.-
Formato: dc.format123 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Título: dc.titleA escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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