Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Débora Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Castanheiro, Fernanda Christina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52663 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52663 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a organização do cotidiano e de estereotipias presentes na prática pedagógica escolar e que atuam de modo contraditório a um ambiente antirracista em uma escola da rede municipal de Curitiba, por meio da análise do fazer docente e a sua repercussão para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A presente pesquisa analisou os conflitos de natureza étnica e racial que se fizeram presentes numa abordagem qualitativa através da observação em campo fazendo uso de questionários semiestruturados, respondidos por sessenta e seis pais, professores e alunos, aplicados em um período de três anos distintos (2008, 2010, 2011), quando projetos foram desenvolvidos e aplicados como "alguns caminhos" para a ação pedagógica concernente à Educação das Relações Étnico-Raciais. Com enfoque nas relações raciais no espaço escolar, a pesquisa buscou verificar se ao longo desses anos houve mudanças significativas no modo de ver e influenciar a prática pedagógica no trato com as questões raciais, evidenciando a relevância da formação docente sobre a temática, sob a ótica de uma professora/pesquisadora, e as concepções adotadas em sua prática ao tratar das questões étnicas. Sob diferentes óticas, vários estudos serviram de aporte teórico para sustentar a hipótese de que a formação docente sobre o tema possibilita uma mudança de compreensão dos estudos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribui para a construção da identidade racial da criança negra. Tendo foco especificamente na pessoa da professora e sua ação, a pesquisa se divide em três etapas: a ação pedagógica em salas de aula, a recepção e interpretação por parte do alunado e os discursos produzidos acerca dos resultados produzidos. | - |
Formato: dc.format | 59 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Algumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: