Algumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Débora Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorCastanheiro, Fernanda Christina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52663-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a organização do cotidiano e de estereotipias presentes na prática pedagógica escolar e que atuam de modo contraditório a um ambiente antirracista em uma escola da rede municipal de Curitiba, por meio da análise do fazer docente e a sua repercussão para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A presente pesquisa analisou os conflitos de natureza étnica e racial que se fizeram presentes numa abordagem qualitativa através da observação em campo fazendo uso de questionários semiestruturados, respondidos por sessenta e seis pais, professores e alunos, aplicados em um período de três anos distintos (2008, 2010, 2011), quando projetos foram desenvolvidos e aplicados como "alguns caminhos" para a ação pedagógica concernente à Educação das Relações Étnico-Raciais. Com enfoque nas relações raciais no espaço escolar, a pesquisa buscou verificar se ao longo desses anos houve mudanças significativas no modo de ver e influenciar a prática pedagógica no trato com as questões raciais, evidenciando a relevância da formação docente sobre a temática, sob a ótica de uma professora/pesquisadora, e as concepções adotadas em sua prática ao tratar das questões étnicas. Sob diferentes óticas, vários estudos serviram de aporte teórico para sustentar a hipótese de que a formação docente sobre o tema possibilita uma mudança de compreensão dos estudos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribui para a construção da identidade racial da criança negra. Tendo foco especificamente na pessoa da professora e sua ação, a pesquisa se divide em três etapas: a ação pedagógica em salas de aula, a recepção e interpretação por parte do alunado e os discursos produzidos acerca dos resultados produzidos.-
Formato: dc.format59 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Relações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAlgumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.