Dois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZanlorenzi, Marco Aurelio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorGrave, Fernanda Marchiori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/52656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52656-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 08/12/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática Interculturalidade e Educação Matemática. Esse estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com duas professoras alfabetizadoras e duas coordenadoras da Tri Fronteira que participaram do Programa Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso de práticas da história oral em sua vertente temática. A pesquisa permite conhecer sobre o programa, sobre a Escola de Educação Básica Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto e a Escuela 604, que se inserem na região da Tri Fronteira e que foram as primeiras escolas no Brasil a implantar o programa. Geograficamente o Município de Barracão/PR, juntamente com os Municípios de Dionísio Cerqueira/ SC e Bernardo de Irigoyen/AR, formam um ponto de 8 divisas secas, dando o título de cidades Trigêmeas, únicas no Mundo. Palavras-chave: Escolas de Fronteira; História Oral; Interculturalidade; PEIBF.-
Descrição: dc.descriptionResumen: La presente investigación fue desarrollada en el Programa de Postgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la Universidad Federal de Paraná - PPGECM / UFPR, cuya línea de investigación es Educación Matemática, en la temática Interculturalidad y Educación Matemática. Este estudio tuvo como propósito constituir fuentes orales a partir de entrevistas con dos profesoras alfabetizadoras y dos coordinadoras de la Tri Frontera que participaron del Programa Escuela Intercultural Bilingüe de Frontera (PEIBF). Se trata de una investigación cualitativa que hace uso de prácticas de la historia oral en su vertiente temática. La investigación permite conocer sobre el programa, sobre la Escuela de Educación Básica Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto y la Escuela 604, que se insertan en la región de la Tri Frontera y que fueron las primeras escuelas en Brasil a implantar el programa. Geográficamente el Municipio de Barracão / PR, junto con los Municipios de Dionisio Cerqueira / SC y Bernardo de Irigoyen / AR, forman un punto de 8 divisas secas, dando el título de ciudades Trigêmeas, únicas en el Mundo. Palabras clave: Escuelas de Frontera; Historia Oral; Interculturalidad; PEIBF.-
Formato: dc.format590 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectFronteiras-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleDois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.