Livros didáticos da disciplina de química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2015) : além ou aquém da Lei nº 10.639/03

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Wellington Oliveira dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorMarangon, Fabiula Sandri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:36:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:36:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52646-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Me. Wellington Oliveira dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização à Distância em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste trabalho, apresentamos resultado de pesquisa feita com livros didáticos da disciplina de Química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. A pesquisa teve como objetivo principal verificar se os livros fornecidos pelo PNLD contemplam a Lei n°10.639/2003. A metodologia utilizada foi a análise de imagens presentes nos livros, dando maior importância as imagens relacionadas aos afrodescendentes para verificar se as mesmas eram colocadas de forma positiva ou negativa. Foram analisados 12 livros de quatro editoras diferentes que contemplam os materiais didáticos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio da disciplina de Química da rede estadual de ensino. De maneira geral foi possível perceber que os livros contemplam a Lei n°10.639/2003 parcialmente, pois se faz presente imagens de afrodescendentes nos materiais analisados, mas em uma quantidade muito inferior a realidade da nossa população; e as imagens em sua maioria apresentam personagens afrodescendentes em profissões dignas mas não muito reconhecidas pela sociedade. Poucas são as imagens de negros que os relacionam com posições de relevância na sociedade. Concluímos que há urgente necessidade de remodelagem dos livros didáticos de Química no que diz respeito a participação de afrodescendentes, pois o que ocorre é que esses livros didáticos não apresentam imagens de maneira positiva em relação aos afrodescendentes, uma vez que na maioria das imagens os mesmos não estão em posições de destaque na sociedade.-
Formato: dc.format43 p. : il. (algumas color.), retrs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectQuimica - Livros didaticos-
Título: dc.titleLivros didáticos da disciplina de química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2015) : além ou aquém da Lei nº 10.639/03-
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