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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rocha, Luiz Carlos Paixao da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Clotilde Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52629 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52629 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Ms. Luiz Carlos Paixão da Rocha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Relações Étnico Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo principal, com base na Lei 10639/03, desenvolver proposições multidisciplinares para abordagem do tema "cultura afro-brasileira" para os anos finais do Ensino Fundamental nas aulas de História, Português, Artes e Educação Física, promovendo novas experiências, contribuindo para formação cultural e humana do aluno, sabe-se que a memória é fundamental para reflexão do passado e entendimento da nossa condição presente. As manifestações culturais entram aí como um importante nexo na constituição da identidade negra, no seu caráter político e é estratégica na própria construção do sentimento de identificação étnica racial. Estudos recentes sobre o negro e as relações raciais no Brasil comprovam que o racismo e a discriminação restringem a atuação do negro na sociedade brasileira, implicando diretamente na sua baixa autoestima. Faz-se, portanto, necessário buscar meios, ideias, técnicas que auxiliem na construção e reconstrução da história dos afro-brasileiros para fomentar o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas que ampliem o entendimento sobre as relações raciais. Considerando que o esclarecimento sobre a construção histórica das relações sociais, especialmente na educação das crianças e adolescentes é fundamental medida preventiva contra a permanência das estruturas sociais e culturais que dão sustentação a todas as formas de intolerância, xenofobia, discriminação e de racismo, que este trabalho divide-se em três partes distintas: no primeiro capítulo, discorre-se a respeito da implementação da lei 10.639 no currículo escolar. No segundo, será falado sobre o papel das equipes multidisciplinares no cotidiano escolar discutindo as questões étnicas raciais. No terceiro é feita a análise dos questionários entregues aos professores participantes das equipes multidisciplinares. Portanto, este trabalho, destina-se a contribuir nessa orientação, sendo um agente sensibilizador para a superação de barreiras na organização de práticas pedagógicas antirracistas. | - |
| Formato: dc.format | 38 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Aplicação da lei 10639/03 pelas equipes multidisciplinares | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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