
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zanoni, Milene | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Camila Gomes de (Fisioterapeuta) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52615 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Milene Zanoni | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo, identificar as crenças, conhecimentos e práticas, de professores de uma escola na modalidade de ensino especial, do município de Curitiba, sobre o tema de identidade de gênero, orientação sexual e sexualidade, de alunos com algum grau de deficiência intelectual. Como levantamento dos dados, foi utilizado um questionário, com cinco perguntas, que reproduziu situações que pudessem ocorrer no ambiente escolar, através do filme "Vestido Nuevo". Participaram da pesquisa 49 professores, 85,9% do total de atuantes nesta escola. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que este tema ainda é rodeado de crenças, mitos e valores pessoais, onde os professores demonstram dificuldades, impondo barreiras para a discussão e implementação de diálogos sobre este assunto com seus alunos, preferindo assim delegar esta função para outrem | - |
| Formato: dc.format | 18 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência mental - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual para deficientes mentais | - |
| Título: dc.title | Orientação sexual e identidade de gênero de alunos com deficiência intelectual de uma escola na modalidade de educação especial no município de Curitiba, segundo a visão dos seus professores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: