
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Polidoro, Maurício | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Caldas, Camila Chueire, 1986- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52614 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52614 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Mauricio Polidoro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo pretende relatar uma prática docente que ocorreu com alunos de 6ºano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual de Curitiba-Pr. Através de um questionário preliminar foi percebido que estes alunos possuíam uma visão negativa sobre a África e seus povos. Em seguida foi pensada uma intervenção que possibilitasse uma nova percepção por parte deles. Por meio da perspectiva da Educação Histórica, buscou-se analisar se houve um processo de formação de uma consciência histórica que apresentasse a positivação da África, seus povos e suas culturas. Assim, este estudo se enquadra num conjunto de produções que se comprometem a colocar em prática a lei 10.639/03, demonstrando a importância de trabalhar a temática racial em sala de aula para uma sociedade mais justa e democrática. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Africanos - Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - História | - |
| Título: dc.title | Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: