Abordagem transfronteiriça do lixo marinho : a exportação de resíduos flutuantes ao longo de um gradiente estuarino e seus impactos socioeconômicos

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Autor(es): dc.contributorTurra, Alexander-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Centro de Estudos do Mar. Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos-
Autor(es): dc.creatorKrelling, Allan Paul-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/52609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52609-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexander Turra-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos. Defesa: Pontal do Paraná, 31/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: fls. 160-177-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo adotou uma abordagem multidisciplinar para investigar o lixo marinho ao longo do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) e adjacências. Este trabalho está fundamentado em três capítulos baseados em abordagens complementares: investigar a dispersão e a trajetória do lixo marinho usando modelos hidrodinâmicos associados a coletas de campo (Capítulo 1); analisar a influência de eventos oceanográficos e meteorológicos [altas vazões de rios (AV), Sistemas Frontais (SF) e condições meteorológicas regulares (CMR)] sobre a quantidade e a qualidade do lixo marinho (Capítulo 2); e compreender a percepção e a reação dos usuários de praia à presença de lixo marinho (atual e futura) para estimar seus efeitos econômicos (Capítulo 3). No gradiente do CEP, três setores foram estabelecidos para realizar as análises espaciais: Interno (dominado por marés); Mediano (dominado por ondas com influência de desembocadura) e Externo (dominado por ondas). Os resultados das rodadas de modelagem indicaram um tempo de residência menor do que 5 dias do lixo marinho flutuante no interior do CEP, antes de ser exportado pela desembocadura. Uma vez no oceano aberto, o lixo marinho apresenta uma deriva inicial no sentido Sul, seguida por uma dispersão no sentido Norte. Ao longo dessa trajetória o lixo marinho pode ser espraiado, dependendo da ocorrência de condições oceanográficas ou meteorológicas específicas. Esses resultados indicam que o lixo marinho é um problema transfronteiriço no CEP. Demonstrou-se que a influência dessas condições é importante para a distribuição do lixo marinho, tanto espacial quanto temporalmente. Altas vazões (AV) foram determinantes para o aumento da abundância geral de itens, riqueza de tipos e para a quantidade da maioria das fontes estudadas. Os menores valores de abundância variaram se comparados os setores interno (CMR) e externo (SF). De maneira geral, a influência de cada condição sobre o lixo marinho do setor dominado por marés pode ser observada, entretanto, as influências no ambiente dominado por ondas são mais complexas. Considerando que as condições de AV são mais frequentes durante o verão, maiores quantidades de lixo marinho são esperadas no mesmo momento em que ocorre o aumento no número de usuários de praia. A percepção e a reação de proprietários de segunda residência (Veranista) e de Turistas não-recorrentes (Turista) em duas praias (Pontal do Sul, praia de desembocadura estuarina; Ipanema, praia oceânica) indicaram que estes grupos se diferenciam pelos gastos diários (Turista>Veranista), frequência de viagens (Veranista>Turista) e tempo de permanência (Veranista>Turista). A praia oceânica (Ipanema) foi pior avaliada considerando a qualidade geral da praia e a principal origem do lixo nas praias foi atribuída aos "usuários de praia" (>75%). Na praia de desembocadura (Pontal do Sul), os usuários citaram a origem "marinha" quatro vezes mais frequentemente (>35%). Mais de 85% dos usuários afirmaram não ir mais àquela praia, caso mais de 15 itens/m2 fossem observados. As praias alternativas seriam fora do Estado (>50%) ou fora do município de Pontal do Paraná (>80%), gerando efeitos econômicos negativos. Foi estimada uma redução potencial de aproximadamente 39% da receita do turismo, levando a uma perda anual de até US$8,5 milhões para o município e US$5,7 milhões para o estado. Concluiu-se que o lixo marinho é uma preocupação transfronteiriça para o CEP, especialmente pela exportação de resíduos flutuantes e perdas potenciais de receita, sendo extremamente influenciado por eventos meteorológicos e oceanográficos. Recomenda-se a aplicação de métodos de gestão, baseados em conhecimentos derivados de abordagens transfronteiriças, especialmente em zonas de transição terra-água, como é o caso do CEP. Palavras-chave: lixo marinho, transfronteiriça, modelagem hidrodinâmica, condições oceanográficas, condições meteorológicas, efeitos econômicos, estuário-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study adopted a multidisciplinary approach to investigate marine debris along the Paranaguá Estuarine Complex (PEC) and adjacent areas. The rationale of this study was structured in three chapters with complimentary approaches: investigating dispersal and the trajectories of marine debris using hydrodynamical modelling associated to in situ sampling efforts (Chapter I); analyzing the influence of discrete oceanographic and climatic events [High Riverine Discharges (HRD), Frontal Systems (FS) and Regular Weather Conditions (RWC)] on marine debris quantity and quality (Chapter II); and comprehending the perception and reactions of beach users to actual and eventual marine debris abundance, respectively, thus estimating its potential negative economic effects (Chapter III). In the Paranaguá Estuarine Complex gradient, three sectors [Internal (I, tide-dominated), Median (M, wave-dominated/outlet) and external (E; wave-dominated)] were considered for analysis of spatial variances. Results of modeling indicate a residence time shorter than 5 days for floating marine debris before being exported through the estuary mouth. In the open-ocean, floating debris tend to drift firstly southward, followed by a northerly dispersion. Along this trajectory marine debris can be stranded due to meteorological and oceanographical conditions. These findings reveal that floating marine debris is a transboundary concern for the PEC. The influence of these conditions was demonstrated to play an important role in marine debris spatial and temporal distribution. Higher Riverine Discharges (HRD) were determinant in increasing overall abundance, richness of types and quantities of most of the sources. The lowest records for overall abundance varied among internal (RWC) and external (FS) sectors. By identifying the influences of each factor in the internal sector, it was possible to postulate the process of influence of each condition over the tide-dominated sector. However, influences in the external sector might be more complex. Considering that the HRD conditions are more frequent during summer periods, greatest amounts of debris may be seen during periods with more beach users. The perceptions and reactions of second-home owners and users (SHOU) and non-recurrent tourists (T) in two beaches (Pontal do Sul, PS, estuarine-outlet beach; Ipanema, I, open-ocean beach) indicate that these groups were different due to daily expenses (T>SHOU), period of permanence per trip (SHOU>T) and frequency of trips (SHOU>T). The open-ocean beach (I) was worse rated regarding overall beach quality and marine debris generation was mainly attributed to local beach users (>75%). In the estuarine beach (PS), users cited the "marine" source four times more frequently (>35%). More than 85% of beachgoers would avoid a polluted beach with more than 15items/m2 and alternative destinations would be out of the state (>50%) and out of the municipality (>80%), thus generating transboundary negative economic effects. A potential reduction for local tourism income of 39% was estimated, leading to a decrease in tourism revenue of up to US$8.5 and US$5.7 million per year for the municipality and the state, respectively. In conclusion, the marine debris is a transboundary concern for the PEC due to the exportation of floating debris and the potential losses of income for the municipality and the state. The dispersion is highly influenced by oceanographic and meteorological events. The application of innovative management methods based on the knowledge derived from the transboundary approach is recommended, especially in land-sea transition zones, like PEC. Keywords: marine debris, transboundary, modeling, oceanographical conditions, meteorological conditions, economic effects, estuary-
Formato: dc.format183 f. : il., gráfs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectOceanografia-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEstuário-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleAbordagem transfronteiriça do lixo marinho : a exportação de resíduos flutuantes ao longo de um gradiente estuarino e seus impactos socioeconômicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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