
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cuellar, Karla Ingrid Pinto, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Arão Coimbra da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52607 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52607 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Karla Ingrid Pinto Cuellar | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo buscou compreender os fatores que se constituem entrave para a efetivação de uma proposta curricular e de ensino-aprendizagem, que problematize as questões de gênero, da diversidade sexual e da homofobia no cotidiano escolar. O método pelo qual optei foi o da pesquisa tipo qualitativa. O resultado obtido foi ter possibilitado através do diálogo, a constituição de novos paradigmas e categorias de análises, além de pela primeira vez na história daquela instituição, efetivar uma formação continuada para professores pautada na problematização das questões de gênero e da diversidade sexual. Ao término das atividades concluí que, os docentes, ao contrário do imaginário que circundava, estavam predispostos para o estudo. Pude compreender que o principal obstáculo era mesmo o da ausência de formação e que os demais, desse decorriam. Que a superação de práticas preconceituosas e homofóbicas passam pela construção de fóruns permanentes os quais possibilitam compartilhar saberes e experiências, em contexto que se diz da escola, ser local privilegiado de desenvolvimento de complexas e dinâmicas relações sociais, espaço salutar para o desenvolvimento de ações de enfrentamento das desigualdades e das (in) diferenças que dizem respeito à violência, ao proselitismo, e a discriminação quanto à orientação sexual da população LGBT. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (12 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Comportamento sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualismo | - |
| Título: dc.title | Corpo, gênero e diversidade : proposta para formação continuada | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: