Corpo, gênero e diversidade : proposta para formação continuada

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Autor(es): dc.contributorCuellar, Karla Ingrid Pinto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorCosta, Arão Coimbra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:51:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:51:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/52607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52607-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Karla Ingrid Pinto Cuellar-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo buscou compreender os fatores que se constituem entrave para a efetivação de uma proposta curricular e de ensino-aprendizagem, que problematize as questões de gênero, da diversidade sexual e da homofobia no cotidiano escolar. O método pelo qual optei foi o da pesquisa tipo qualitativa. O resultado obtido foi ter possibilitado através do diálogo, a constituição de novos paradigmas e categorias de análises, além de pela primeira vez na história daquela instituição, efetivar uma formação continuada para professores pautada na problematização das questões de gênero e da diversidade sexual. Ao término das atividades concluí que, os docentes, ao contrário do imaginário que circundava, estavam predispostos para o estudo. Pude compreender que o principal obstáculo era mesmo o da ausência de formação e que os demais, desse decorriam. Que a superação de práticas preconceituosas e homofóbicas passam pela construção de fóruns permanentes os quais possibilitam compartilhar saberes e experiências, em contexto que se diz da escola, ser local privilegiado de desenvolvimento de complexas e dinâmicas relações sociais, espaço salutar para o desenvolvimento de ações de enfrentamento das desigualdades e das (in) diferenças que dizem respeito à violência, ao proselitismo, e a discriminação quanto à orientação sexual da população LGBT.-
Formato: dc.format12 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleCorpo, gênero e diversidade : proposta para formação continuada-
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