Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cuellar, Karla Ingrid Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Arão Coimbra da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:51:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:51:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/52607 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52607 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Karla Ingrid Pinto Cuellar | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo buscou compreender os fatores que se constituem entrave para a efetivação de uma proposta curricular e de ensino-aprendizagem, que problematize as questões de gênero, da diversidade sexual e da homofobia no cotidiano escolar. O método pelo qual optei foi o da pesquisa tipo qualitativa. O resultado obtido foi ter possibilitado através do diálogo, a constituição de novos paradigmas e categorias de análises, além de pela primeira vez na história daquela instituição, efetivar uma formação continuada para professores pautada na problematização das questões de gênero e da diversidade sexual. Ao término das atividades concluí que, os docentes, ao contrário do imaginário que circundava, estavam predispostos para o estudo. Pude compreender que o principal obstáculo era mesmo o da ausência de formação e que os demais, desse decorriam. Que a superação de práticas preconceituosas e homofóbicas passam pela construção de fóruns permanentes os quais possibilitam compartilhar saberes e experiências, em contexto que se diz da escola, ser local privilegiado de desenvolvimento de complexas e dinâmicas relações sociais, espaço salutar para o desenvolvimento de ações de enfrentamento das desigualdades e das (in) diferenças que dizem respeito à violência, ao proselitismo, e a discriminação quanto à orientação sexual da população LGBT. | - |
Formato: dc.format | 12 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Corpo, gênero e diversidade : proposta para formação continuada | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: