Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Angela Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:21:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:21:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52603 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma análise investigativa da inclusão do conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no processo da construção dos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Buscou-se analisar as políticas públicas educacionais desde 2005 a 2009. Especialmente procurou-se analisar os Cadernos Pedagógicos, por ser um material elaborado dois anos após a realização do Fórum Estadual da Diversidade Étnico-Racial, evento que contribuiu para que os professores da rede cobrassem uma ação mais efetiva da Secretaria Municipal da Educação em relação à implementação da referida lei no sistema de ensino. O presente estudo teve como objetivo principal analisar se foi abordado o tema Educação e Diversidade Racial nos Cadernos Pedagógicos, bem como se referiram à Lei 10.639/03. Para tanto, foram utilizados análises de documentos ligados direta e indiretamente com o tema investigado. Primeiramente foi feito uma abordagem do papel social da escola frente aos desafios da superação das desigualdades raciais. Em seguida a formação dos professores como tarefa de transformar o pedagógico em político e o político em pedagógico, a fim de fazer valer a valorização da diversidade étnico-racial na sala de aula. Após foi feito uma análise da lei 10.639/03 contemplando a superação das desigualdades educacionais e os instrumentos que reforçam o racismo nas instituições de ensino prejudicando a ascensão da população negra. Por fim, foi feito um resgate das políticas públicas educacionais nacional, estadual e municipal para entendermos o processo da formulação dos Cadernos Pedagógicos. | - |
Formato: dc.format | 72 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | História e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: