História e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito?

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorCastro, Angela Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52603-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta uma análise investigativa da inclusão do conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no processo da construção dos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Buscou-se analisar as políticas públicas educacionais desde 2005 a 2009. Especialmente procurou-se analisar os Cadernos Pedagógicos, por ser um material elaborado dois anos após a realização do Fórum Estadual da Diversidade Étnico-Racial, evento que contribuiu para que os professores da rede cobrassem uma ação mais efetiva da Secretaria Municipal da Educação em relação à implementação da referida lei no sistema de ensino. O presente estudo teve como objetivo principal analisar se foi abordado o tema Educação e Diversidade Racial nos Cadernos Pedagógicos, bem como se referiram à Lei 10.639/03. Para tanto, foram utilizados análises de documentos ligados direta e indiretamente com o tema investigado. Primeiramente foi feito uma abordagem do papel social da escola frente aos desafios da superação das desigualdades raciais. Em seguida a formação dos professores como tarefa de transformar o pedagógico em político e o político em pedagógico, a fim de fazer valer a valorização da diversidade étnico-racial na sala de aula. Após foi feito uma análise da lei 10.639/03 contemplando a superação das desigualdades educacionais e os instrumentos que reforçam o racismo nas instituições de ensino prejudicando a ascensão da população negra. Por fim, foi feito um resgate das políticas públicas educacionais nacional, estadual e municipal para entendermos o processo da formulação dos Cadernos Pedagógicos.-
Formato: dc.format72 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleHistória e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito?-
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