A educação em direitos humanos : uma visão de-baixo-para-cima

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurata, Marília Pinto Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorDamasio, Andressa Freire Scheffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52601-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dr. Marília P. Ferreira Murata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho de pesquisa objetiva investigar: a visão sobre os Direitos humanos dos alunos 5º ano de uma Escola Pública de Educação Básica do Município de Araucária - PR na perspectiva de-baixo-para-cima; quais são seus direitos violados e as possibilidades da Educação em Direitos Humanos frente ao modelo problematizador de Magendzo para a pedagogia histórico-crítica. Considerando o momento do diagnóstico; do desenvolvimento; do levantamento de alternativas e soluções, utilizou-se questionário de pesquisa, fotos tiradas pelos próprios alunos sobre as violações de seus direitos, análise do material selecionado, levantamento de hipóteses de resoluções dos problemas, cartazes, folder e argumentação por meio de produção textual das violações de direitos, agregados em um livro para efetivação dos Direitos Humanos: "Os Espiões dos Direitos Humanos". A pesquisa parte da visão do próprio aluno sobre a violação de direitos humanos que permeia seu cotidiano e se estende as possibilidades de transformação: das violações; da negação; da invisibilidade dos sujeitos de diretos e da função da escola. Nessa perspectiva, de uma visão de-baixo-paracima surge à necessidade do estudo sobre a Educação em Direitos Humanos a fim de uma transformação para o empoderamento social.-
Formato: dc.format68 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico ou educação básica - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA educação em direitos humanos : uma visão de-baixo-para-cima-
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