Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Murata, Marília Pinto Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Damasio, Andressa Freire Scheffer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52601 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dr. Marília P. Ferreira Murata | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho de pesquisa objetiva investigar: a visão sobre os Direitos humanos dos alunos 5º ano de uma Escola Pública de Educação Básica do Município de Araucária - PR na perspectiva de-baixo-para-cima; quais são seus direitos violados e as possibilidades da Educação em Direitos Humanos frente ao modelo problematizador de Magendzo para a pedagogia histórico-crítica. Considerando o momento do diagnóstico; do desenvolvimento; do levantamento de alternativas e soluções, utilizou-se questionário de pesquisa, fotos tiradas pelos próprios alunos sobre as violações de seus direitos, análise do material selecionado, levantamento de hipóteses de resoluções dos problemas, cartazes, folder e argumentação por meio de produção textual das violações de direitos, agregados em um livro para efetivação dos Direitos Humanos: "Os Espiões dos Direitos Humanos". A pesquisa parte da visão do próprio aluno sobre a violação de direitos humanos que permeia seu cotidiano e se estende as possibilidades de transformação: das violações; da negação; da invisibilidade dos sujeitos de diretos e da função da escola. Nessa perspectiva, de uma visão de-baixo-paracima surge à necessidade do estudo sobre a Educação em Direitos Humanos a fim de uma transformação para o empoderamento social. | - |
Formato: dc.format | 68 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico ou educação básica - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A educação em direitos humanos : uma visão de-baixo-para-cima | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: