Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hamdan, Amer Cavalheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Loper, Aline Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52600 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Amer Cavalheiro Hamdan | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 29/09/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 50-53 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A memória de longo prazo constitui a capacidade de armazenar informações por longos períodos de tempo, que podem variar de horas a décadas. Em longo prazo, estímulos concretos visuais, como objetos, cenas e sons, podem alcançar um grande volume de informação armazenada, e contribuem para a formação da semântica e episódica. Apesar do acúmulo de informações ao longo da vida, existem evidências sobre a perda da capacidade de memória episódica com o envelhecimento, assim, a presente pesquisa avaliou, especificamente, o impacto da idade em relação ao processo de retenção e reconhecimento visual de longo prazo. Realizou-se um teste com 34 jovens adultos e 32 idosos, utilizando-se 512 imagens de objetos concretos, para memorização e posterior reconhecimento. Os resultados revelaram que há diferença significativa no número de estímulos reconhecidos entre os dois grupos. Conclui-se que há declínio da memória visual de longo prazo com o envelhecimento. Palavras-chave: memória visual; memória de longo prazo, envelhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Long-term memory is defined by the capacity of information storage for periods of time, which can vary from hours to decades. Long-term memory has a massive capacity to store real visual stimuli, as objects, scenes and sounds, and these information structure one's semantic and episodic memories. Although those memories are accumulated along lifetime, there is some evidence that episodic memory declines in aging, and the current study was planned to evaluate, specifically, the impact of retention and recognition process of visual long-term memory in aging. One group with 34 young adults and other with 32 elders viewed 512 pictures for later recognition. The results showed significant difference in performance for each group, suggesting decline of visual long-term memory in aging. Keywords: visual memory; long-term memory, aging. | - |
Formato: dc.format | 65 f. : il., gráfs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Título: dc.title | Fidelidade na memória visual a longo prazo : estudo comparativo entre idosos e jovens adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: