Um estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorAndretta, Patricia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/52593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52593-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Vianna-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/08/2013-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 73-74-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram considerados uma forma de representação que expressa graficamente imitações do real e experiências interiorizadas pela criança ao longo de sua vida escolar. O estudo centraliza-se na contribuição destes registros para o processo de ensino e de aprendizagem de alunos de 4 a 5 anos em uma escola da Rede Municipal de Araucária. Os alunos realizaram diferentes tarefas ao longo do ano de atividades escolares e sua produção escrita, na forma de desenhos, o estudo dos significados destes registros, permite associá-los a manifestações de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: linguagem, expressão gráfica, desenho, imagem, educação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present investigation aims to describe and examined different forms of infant records (drawings) produced as a form of communication and transmission of ideas and knowledge. The drawing can be considered a form of representation that expresses graphically imitations of real and experiences interiorized by the child through images, symbols and life experiences, ludic or not, throughout their school life. The study focuses on the contribution of these records to the process of teaching and learning for pupils from 4 to 5 years old in a school of the Rede Municipal of Araucaria. The pupils performed different tasks throughout the year of school activities and their written production, in the form of drawings,it makes possible the study of the meanings of these records , allowing them to associate demonstrations of learning in different areas of knowledge. Keywords: language, graphic expression, drawing, image, education-
Formato: dc.format115 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleUm estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.