Educação ambiental não formal para o consumo sustentável na comunidade Ouro Fino, São José dos Pinhais, Paraná : educar para uma nova racionalidade ambiental e um desenvolvimento ambientalmente sustentável

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Autor(es): dc.contributorTiepolo, Elisiani Vitória, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorAlves, Waldirene Socorro da Silva Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52556-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52556-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : MSc.Elisiane Vitória Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 34-35-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse trabalho tem o propósito de verificar como e por que educar para o consumo sustentável. Visa à construção de uma nova ética da relação do ser humano com a natureza que interferindo (controlando) diretamente o pensar e o agir dos seres humanos que por sua vez criam os riscos ambientais. Também tem como principal objetivo avaliar o processo ambiental não formal voltado para o saneamento básico na comunidade Ouro Fino, à margem do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. A atual sociedade caracteriza-se pelo consumo supérfluo, tornando-se um fenômeno chave do problema socioambiental. O consumo pode ser considerado o modo como uma sociedade se organiza e procura a satisfação de suas necessidades. Existe, então, a crise da própria sociedade industrial e tecnológica, o que coloca o avanço da modernidade numa grande encruzilhada. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa de campo e bibliográfica, analisando os pressupostos teóricos da educação para o consumo sustentável; as possibilidades e os limites da educação para o consumo sustentável; avaliação dos aspectos sociais e ambientais na natureza do consumo na comunidade Ouro Fino; propostas, junto com a comunidade e a escola Municipal Ana Maria Moro Dissenha, turma do 5º ano, medidas de adequação no processo de saneamento básico. Tendo a educação Ambiental como uma questão social muito relevante que está exigindo sua incorporação nos espaços formais e não formais da educação, como: encaminhamentos necessários à educação entendida como política social que instrumentaliza os seres humanos para cidadania e emancipação social, em outros termos, como possibilidade real de autonomia política e ética dos cidadãos criarem oportunidades sociais includentes com equidade e liberdade.-
Formato: dc.format1 arquivo (36 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Título: dc.titleEducação ambiental não formal para o consumo sustentável na comunidade Ouro Fino, São José dos Pinhais, Paraná : educar para uma nova racionalidade ambiental e um desenvolvimento ambientalmente sustentável-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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