Redes públicas de cooperação em ambientes federativos e a orientação acadêmica na educação a distância

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Autor(es): dc.contributorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rosangela Garcia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52528-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Wladimir Freitas da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo busca refletir como as Redes de Cooperação Pública em Ambiente Federativo podem subsidiar a superação das questões emergentes na orientação acadêmica na EAD. O artigo a respeito da inovação para a implantação de novos cursos de especialização a distância na UTFPR relata mudanças importantes implantadas com sucesso. Entretanto, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, as expectativas docentes quanto às orientações das monografias são díspares frente às produções discentes. Elas diferem em compreensão quanto à conformidade com o conjunto procedimental que o fazer científico requer. Hipotetiza-se que uma das razões para o quadro diagnosticado, possa ser a de que a exposição ao letramento metacientífico1 requeira a internalização de um conjunto de regras e procedimentos que demandam maior tempo do que aquele destinado à disciplina de Metodologia Científica no curso, aproximadamente de sessenta horas. Propõe-se que a promoção de amplo contato com a cientificidade, fomentando cursos na EAD em escala ampla, de acesso aberto, com níveis de complexidade para o letramento metacientífico1, possa promover um melhor entendimento dos valores envolvidos na produção científicoacadêmica. Sugere-se também a construção coletiva interinstitucional, contínua, de uma modelagem para a orientação acadêmica na EAD. A superação das questões da orientação acadêmica é relevante para essa modalidade de ensino, em razão da sua expansão. Adota-se a pesquisa de caráter exploratório. Reflete-se sobre o fato de as estruturas em redes serem expansíveis, indo ao encontro de um objetivo maior: o de capacitar para potencializar a produção científica, que constitui um aspecto basilar para a superação de gargalos para o crescimento do país. Uma melhoria na infraestrutura de capacidades humanas para P&D impactaria em números e em qualidade nos resultados. Assim, o aprimoramento do fenômeno identificado, representa um elemento crucial para o avanço em objetivos e interesses de diversas agências e instâncias. Dessa maneira, sugere-se que os programas para estratégia nacional de desenvolvimento incluam esse letramento. No entanto, a eficácia das redes é conexa à sua coordenação. É preciso conceber uma infraestrutura virtual, articular um escopo de capacidades; mobilizar atores, agências e mecanismos que alavanquem ações, monitoramento e aferições que reorientem tempestivamente o projeto, redirecionando-o. Somente um interesse político estratégico poderia fazê-lo. Os resultados são extensivos, e o projeto se apresenta primordialmente interessante para a esfera federativa, pois exige coordenação e recursos estatais. Deve-se iniciar pela universidade pública, que é bastante comprometida com a pesquisa e a produção científica. Estimam-se custos pequenos, quando comparados ao potencial de capacidades gerado. Trata-se do empoderamento, em ampla escala, do domínio de instrumentos que abrem um espectro de perspectivas, impactando na dimensão social e econômica; servindo, em última instância, como estratégia para o desenvolvimento federativo. Palavras-chave: Orientação acadêmica em EAD, letramento metacientífico1, redes. 1 Letramento metacientífico – competência e conhecimento associados à construção da ciência. Para este estudo, adota-se a perspectiva de letramento metacientífico como letramento para a pesquisa científica e para sua comunicação.-
Formato: dc.format32 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - Universidades e faculdades públicas-
Título: dc.titleRedes públicas de cooperação em ambientes federativos e a orientação acadêmica na educação a distância-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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