Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rosangela Garcia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52528 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52528 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Wladimir Freitas da Fonseca | - |
Descrição: dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo busca refletir como as Redes de Cooperação Pública em Ambiente Federativo podem subsidiar a superação das questões emergentes na orientação acadêmica na EAD. O artigo a respeito da inovação para a implantação de novos cursos de especialização a distância na UTFPR relata mudanças importantes implantadas com sucesso. Entretanto, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, as expectativas docentes quanto às orientações das monografias são díspares frente às produções discentes. Elas diferem em compreensão quanto à conformidade com o conjunto procedimental que o fazer científico requer. Hipotetiza-se que uma das razões para o quadro diagnosticado, possa ser a de que a exposição ao letramento metacientífico1 requeira a internalização de um conjunto de regras e procedimentos que demandam maior tempo do que aquele destinado à disciplina de Metodologia Científica no curso, aproximadamente de sessenta horas. Propõe-se que a promoção de amplo contato com a cientificidade, fomentando cursos na EAD em escala ampla, de acesso aberto, com níveis de complexidade para o letramento metacientífico1, possa promover um melhor entendimento dos valores envolvidos na produção científicoacadêmica. Sugere-se também a construção coletiva interinstitucional, contínua, de uma modelagem para a orientação acadêmica na EAD. A superação das questões da orientação acadêmica é relevante para essa modalidade de ensino, em razão da sua expansão. Adota-se a pesquisa de caráter exploratório. Reflete-se sobre o fato de as estruturas em redes serem expansíveis, indo ao encontro de um objetivo maior: o de capacitar para potencializar a produção científica, que constitui um aspecto basilar para a superação de gargalos para o crescimento do país. Uma melhoria na infraestrutura de capacidades humanas para P&D impactaria em números e em qualidade nos resultados. Assim, o aprimoramento do fenômeno identificado, representa um elemento crucial para o avanço em objetivos e interesses de diversas agências e instâncias. Dessa maneira, sugere-se que os programas para estratégia nacional de desenvolvimento incluam esse letramento. No entanto, a eficácia das redes é conexa à sua coordenação. É preciso conceber uma infraestrutura virtual, articular um escopo de capacidades; mobilizar atores, agências e mecanismos que alavanquem ações, monitoramento e aferições que reorientem tempestivamente o projeto, redirecionando-o. Somente um interesse político estratégico poderia fazê-lo. Os resultados são extensivos, e o projeto se apresenta primordialmente interessante para a esfera federativa, pois exige coordenação e recursos estatais. Deve-se iniciar pela universidade pública, que é bastante comprometida com a pesquisa e a produção científica. Estimam-se custos pequenos, quando comparados ao potencial de capacidades gerado. Trata-se do empoderamento, em ampla escala, do domínio de instrumentos que abrem um espectro de perspectivas, impactando na dimensão social e econômica; servindo, em última instância, como estratégia para o desenvolvimento federativo. Palavras-chave: Orientação acadêmica em EAD, letramento metacientífico1, redes. 1 Letramento metacientífico – competência e conhecimento associados à construção da ciência. Para este estudo, adota-se a perspectiva de letramento metacientífico como letramento para a pesquisa científica e para sua comunicação. | - |
Formato: dc.format | 32 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância - Universidades e faculdades públicas | - |
Título: dc.title | Redes públicas de cooperação em ambientes federativos e a orientação acadêmica na educação a distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: