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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | José, Herbert Antonio Age, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Rita das Dores | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:29:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:29:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52520 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Herbert Antonio Age Jose | - |
Descrição: dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho apresentado, elaborado a partir investigações e coletas de dados, problematizou a revisão do PPP ( Projeto Político Pedagógico ) da Escola Rural Emiliano Perneta de Tijucas do Sul, teve objetivo geral de reelaborar o PPP com a participação da comunidade escolar, numa perspectiva de educação do campo através de uma gestão democrática e como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas, reuniões e questionários com professores, pais e alunos da escola As principais referências que contribuiram para o estudo são: Arroyo (2004); Caldart (2002); Santos (2002); Souza (2010, 2011); e documentos legais. Constatou-se, segundo os depoimentos que a maior dificuldade encontrada no que diz respeito sobre as práticas pedagógicas não é a formação continuada, estrutura física ou assessoria pedagógica, e, sim, a que surge no momento do planejamento, ao passo que o Projeto Político Pedagógico desatualizado e desestruturado não contribui para o desenvolvimento de propostas inovadoras e, muitas vezes, confunde a organização dos educadores. O estudo trouxe também uma reflexão em relação à necessidade de novas pesquisas e ações que contribuam para o entendimento e a visão critica e ampla do que diz respeito a elaboração e execução do PPP nas escolas. | - |
Formato: dc.format | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
Título: dc.title | Análise e reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Rural Municipal Emiliano Perneta no município de Tijucas do Sul | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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