Análise e reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Rural Municipal Emiliano Perneta no município de Tijucas do Sul

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Autor(es): dc.contributorJosé, Herbert Antonio Age, 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorMachado, Rita das Dores-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52520-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Herbert Antonio Age Jose-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho apresentado, elaborado a partir investigações e coletas de dados, problematizou a revisão do PPP ( Projeto Político Pedagógico ) da Escola Rural Emiliano Perneta de Tijucas do Sul, teve objetivo geral de reelaborar o PPP com a participação da comunidade escolar, numa perspectiva de educação do campo através de uma gestão democrática e como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas, reuniões e questionários com professores, pais e alunos da escola As principais referências que contribuiram para o estudo são: Arroyo (2004); Caldart (2002); Santos (2002); Souza (2010, 2011); e documentos legais. Constatou-se, segundo os depoimentos que a maior dificuldade encontrada no que diz respeito sobre as práticas pedagógicas não é a formação continuada, estrutura física ou assessoria pedagógica, e, sim, a que surge no momento do planejamento, ao passo que o Projeto Político Pedagógico desatualizado e desestruturado não contribui para o desenvolvimento de propostas inovadoras e, muitas vezes, confunde a organização dos educadores. O estudo trouxe também uma reflexão em relação à necessidade de novas pesquisas e ações que contribuam para o entendimento e a visão critica e ampla do que diz respeito a elaboração e execução do PPP nas escolas.-
Formato: dc.format33 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Título: dc.titleAnálise e reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Rural Municipal Emiliano Perneta no município de Tijucas do Sul-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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