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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Wolff, Lillian Daisy Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Rafael Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:15:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:15:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52514 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52514 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolff | - |
Descrição: dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Saúde | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A voz tem importância nos processos de comunicação e relacionamento, acrescentando à linguagem nuances que expressam muito do conteúdo emocional envolvido nessas relações, além de ser um elemento que individualiza os sujeitos, através do qual nos tornamos únicos na forma de nos expressarmos. Para os professores a voz é o principal instrumento de trabalho, eles necessitam de uma voz capaz de atender a uma demanda vocal muito grande, aumentam a intensidade da voz para superar o ruído ambiental, sendo considerados, portanto de alto risco para o desenvolvimento de alterações vocais, o que leva ao prejuízo do seu desempenho no trabalho, além de eventualmente acarretar sequelas que comprometerão também a vida social desse profissional. Considerando esse cenário, o projeto em questão tem por finalidade propor um programa de intervenção que irá compor o Programa de Saúde Vocal para o Professor. Contando com um público alvo de 1.200 educadores da rede municipal de ensino de Paranaguá, a proposta em questão consiste em uma palestra, coleta de dados, análise dos dados, e eventual encaminhamento para diagnóstico e tratamento, pretendendo dessa forma contribuir para a melhora da saúde vocal dos professores, através de preparo e o uso correto da voz, e para melhora da qualidade de vida desses profissionais e também qualidade de ensino, uma vez que os professores estariam com a saúde vocal em dia. Como o programa de intervenção proposto possui também cunho educativo, espera-se que haja mudanças de hábitos deletérios por parte dos professores, prevenindo assim problemas de saúde vocal futuros e a redução de professores afastados por problemas de voz. Toda ação viabilizada pelo programa em questão terá efeitos na gestão pública, através da redução de gastos com remuneração de professores afastados por ordem médica, ou prejuízos com indenizações trabalhistas, além de reduzir também a falta de professores em sala de aula por motivos de saúde vocal. | - |
Formato: dc.format | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz - Cuidado e higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz - Educação - Professores | - |
Título: dc.title | Fale Bem, Fale Baixinho : Programa de Saúde Vocal para o Professor | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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