
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Fabíola Beatriz Franco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52484 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52484 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Fabiola Beatriz Franco de Sousa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Na Educação Infantil deve-se levar em consideração que a criança é um sujeito único, que precisa compreender o mundo através da mediação do professor por meio de práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de todas as suas potencialidades. Nesse processo, é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com a linguagem verbal e principalmente ter acesso à literatura infantil. Nessa faixa etária é extremamente necessário a leitura pelo adulto, o manuseio de livros e principalmente a contação de histórias; neste ínterim todos os envolvidos com ás atividades propostas exercem um importante papel para a compreensão pelas crianças. Neste trabalho destacar a importância da prática pedagógica com a literatura infantil no desenvolvimento da criança, através da vivência com os livros infantis, trabalhando a literatura afro brasileira em sala de aula, afim de valorizar de maneira positiva, a construção da identidade negra. O presente estudo tem como objetivo valorizar a identidade afro brasileira por meio da utilização dos livros literários com personagens negros; utilizando obras de qualidade trazendo o negro de forma positiva no cotidiano do educativo. Para que as crianças aprendam a valorizar a diversidade é preciso, desde cedo, trabalhar essa questão na rotina diária e na construção da identidade da criança. Utilizando esse tema refletimos sobre a maneira como a literatura infantil, com personagens negros está sendo proposta em ações pedagógicas dentro do contexto da educação infantil, para que a criança externe sua compreensão pela diversidade. | - |
| Descrição: dc.description | Resume : In kindergarten should take into account that the child is a single subject, you need to understand the world through the teacher's mediation through pedagogical practices that enable the development of their full potential. In this process, one must consider that children need to engage with verbal language and mostly have access to children's literature. This age group is very necessary reading for adult, handling books and especially the storytelling; in the meantime everyone involved with ace proposed activities play an important role in understanding the children. In this paper highlight the importance of teaching practice with children's literature in child development, by living with the children's books, working the Brazilian African literature in the classroom in order to appreciate positively, the construction of black identity. This study aims to value the Brazilian African identity with literary books with black characters; using quality works bringing the black positively in the education of everyday life. So that children learn to value diversity, we need early on working this issue in daily routine and in the child's identity construction. Using this theme reflected on how children's literature, with black characters is being proposed in pedagogical activities within the context of early childhood education, so that the child extern their understanding of diversity. | - |
| Formato: dc.format | 39 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A importância dos personagens negros dentro da literatura infantil para valorização da diversidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: