Indicadores sociais da demonstração de valor adicionado : estudo no setor de comércio varejista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColauto, Romualdo Douglas, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorGolin, Sara Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52347-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colauto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A inclusão da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) às demonstrações contábeis obrigatórias é mais uma evidencia da importância que as informações econômico-sociais têm ganhado no ambiente empresarial. Como instrumento de informação da riqueza gerada pela entidade, e a forma como é distribuída, a DVA atende à demanda de evidenciar o valor que a empresa agrega à sociedade em que a mesma está inserida. O objetivo deste estudo consiste na análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das empresas de capital aberto do segmento de comércio varejista no Brasil, acompanhando a evolução dos valores gerados e distribuídos à seus stakeholders, que são: empregados, governo, terceiros e acionistas. Para tanto, foram analisadas as demonstrações do período de 2008 a 2012 das empresas selecionadas. As análises evidenciaram que a maioria das empresas do setor gera mais de 90% de sua riqueza através de recursos próprios, e que o Governo é o stakeholder que fica com a maior parcela do valor agregado pelas empresas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores sociais-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectValor adicionado-
Título: dc.titleIndicadores sociais da demonstração de valor adicionado : estudo no setor de comércio varejista-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.