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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dantas, Luís Thiago Freire, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Roberto Jardim da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52324 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52324 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Luís Thiago Dantas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A integração das pessoas negras na sociedade brasileira, especificamente no sistema de ensino superior e pós-graduação é algo que não aconteceu de fato. A presença de estudantes negros e negras nas universidades é algo bem recente, mas isso graças às ações afirmativas, conquistadas pelo movimento negro e implantadas a partir de 2003. Antes desta data, um nümero ainda menor de pessoas negras acessou o ensino superior, chegando fazer mestrado e doutorado e a estudarem fora do Brasil. Assim, dado que tais intelectuais compõem o quadro dos/as poucos/as pessoas negras que acessaram a graduação e a pós graduação, eles e elas despertaram nosso interesse em estudar sua trajetöria e tornaram-se nosso objeito de pesquisa. Decidimos por analizar a trajetória de dois intelectuais negros: Maria de Lourdes Siqueira e Luiz Alberto Gonçalves. O fato de não haver ainda estudos sobre trajetória de intelectuais negros e negras no Brasil, nos fez ter como única base de informações a Plataforma Lattes da CNPQ e alguns outros sites que traziam informações mais genéricas. Após realizar a análise, constatamos que tais intelectuais trabalharam a temática das relações étnico-raciais no doutorado e tornaram-se referências nos estudos de relações étnico-raciais bem como, na militância do movimento negro ou em movimentos culturais de valorização da história e cultura da população negra no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Résumé : L’intégration des personnes noirs dans la société brésilienne, spécifiquement dans le système d’enseignement supérieur, bien que le master et le doctorat c’est quelque chose qui n’a pas effectué effectivement. Le présence des étudiants noirs et noires dans les universités c’est quelque chose de bien récente, mais ça, grâce aux actions affirmatives, conquises par le mouvement noir et mise en place a partir de 2003. Avant cette date lá, un nombre encore petit de gens noirs ont accédé l’enseignement supérieur, arrivant même a faire le master et le doctorat, bien que des études hors du Brésil. Donc, étant donné que tels intellectuels composent le cadre des peus personnes noirs qui ont accédé la licence, master et le doctorat, eux et elles ont attiré notre attention et on causé notre intérêts en étudier leurs trajectoire en devenant notre sujet de recherche. Nous avons décidé d'analyser la trajectoire de deux intellectuels noirs: Maria de Lourdes et Luiz Alberto Siqueira Gonçalves. Le fait qu'il existe encore des études de trajectoire hommes et femmes noirs intellectuels au Brésil, il a fait de nous comme l'unique base de la plate-forme d'informations Lattes du CNPq et certains autres sites qui ont apporté des informations plus générales. Après la réalisation de l’analyse, on a constaté que tels intellectuels ont developé la thématique des relations ethno-raciales dans le doctorat et on devenu des références dans le études de relations ethno-raciales, bien que dans l’activisme dans le mouvement noir ou en des mouvements culturels de valorisations de l’histoire et culture de la populations noire du Brésil. | - |
| Formato: dc.format | 39 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Uma análise de resistência : a formação intelectual negra brasileira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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