A literatura afro-brasileira e a educação étnico racial

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Autor(es): dc.contributorSouza, Fabíola Beatriz Franco de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorReis, Michelle Schiestl da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52312-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52312-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabíola Beatriz Franco Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa: Literatura Afro-Brasileira e a Educação Étnico Racial, teve como objetivo principal investigar se a Literatura AfroBrasileira está sendo usada nas salas de aula para enriquecer e desmitificar muito do que o senso comum nos transmite sobre esse continente tão plural. Assim como: conhecer a cultura Africana, por meio da Literatura e conscientizar a importância de se implementar na escola a Lei 10.639/03, despertando por meio da leitura o senso crítico dos alunos. Mostrando assim como o tema Literatura, Literatura AfroBrasileira e a Educação Étnico Racial formam um parceria para a implementação da Lei 10.639/03, mas será que os professores conhecem ou não a Literatura afro-brasileira e como ela pode auxiliálos no desenvolvimento das atividades com a Educação das Relações Étnico-Raciais assim como na implementação da Lei 10.639/03? Para começar a pesquisa foi delimitado os livros do ano de 2013 – Obras Complementares, livros enviados para a escola por Programas Nacionais que visam difundir a leitura nas escolas Municipais. Em observação constatou-se que que as obras presentes em sala de aula são utilizadas como recursos didáticos e em momentos de leitura por prazer dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research had as main objective to investigate if the Afro-Brazilian Literature is being used in classrooms to enrich and demystify a lot of what common sense gives us on this continent as plural. As well as: know the African culture through literature and raise awareness of the importance of implementing School Law 10,639/03, by reading the critical sense of the students. Showing how the subject literature, AfroBrazilian Literature and Racial Ethnic education form a partnership for the implementation of the law 10,639/03, but do the teachers know or not Afro-Brazilian literature and how it can assist them in the development of activities with the education of racial-ethnic relations as well as in the implementation of the law 10,639/03?-
Formato: dc.format33 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectRelações etnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA literatura afro-brasileira e a educação étnico racial-
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