
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Fabíola Beatriz Franco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Michelle Schiestl da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52312 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa: Literatura Afro-Brasileira e a Educação Étnico Racial, teve como objetivo principal investigar se a Literatura AfroBrasileira está sendo usada nas salas de aula para enriquecer e desmitificar muito do que o senso comum nos transmite sobre esse continente tão plural. Assim como: conhecer a cultura Africana, por meio da Literatura e conscientizar a importância de se implementar na escola a Lei 10.639/03, despertando por meio da leitura o senso crítico dos alunos. Mostrando assim como o tema Literatura, Literatura AfroBrasileira e a Educação Étnico Racial formam um parceria para a implementação da Lei 10.639/03, mas será que os professores conhecem ou não a Literatura afro-brasileira e como ela pode auxiliálos no desenvolvimento das atividades com a Educação das Relações Étnico-Raciais assim como na implementação da Lei 10.639/03? Para começar a pesquisa foi delimitado os livros do ano de 2013 – Obras Complementares, livros enviados para a escola por Programas Nacionais que visam difundir a leitura nas escolas Municipais. Em observação constatou-se que que as obras presentes em sala de aula são utilizadas como recursos didáticos e em momentos de leitura por prazer dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research had as main objective to investigate if the Afro-Brazilian Literature is being used in classrooms to enrich and demystify a lot of what common sense gives us on this continent as plural. As well as: know the African culture through literature and raise awareness of the importance of implementing School Law 10,639/03, by reading the critical sense of the students. Showing how the subject literature, AfroBrazilian Literature and Racial Ethnic education form a partnership for the implementation of the law 10,639/03, but do the teachers know or not Afro-Brazilian literature and how it can assist them in the development of activities with the education of racial-ethnic relations as well as in the implementation of the law 10,639/03? | - |
| Formato: dc.format | 33 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A literatura afro-brasileira e a educação étnico racial | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: