Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Rilton Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Chicanoski, Maryne Cristianne Penzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52311 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rilton Alves de Freitas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Questões ambientais estão cada dia mais presentes em indústrias e empresas, essa conscientização também precisa ser aplicada em laboratórios de ensino para formação de um cidadão mais consciente, e que tenha como base em sua formação a preocupação com os impactos das atividades no meio ambiente. Este trabalho tem como principal objetivo conscientização, apresentando os riscos ambientais por meio da elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) conforme NR-09, baseado na percepção de risco.Buscar formas de controle e manipulação de produtos químicos, seu uso e descarte, bem como avaliar as incompatibilidades, padronização de rotulagem pelo Diagrama de Hommel (pictograma), levantamento das Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ’s) dos produtos utilizados visando a facilitação e orientação dos usuários sobre os riscos dos produtos, e por fim buscar metodologias de tratamento e minimização dos resíduos associados a um programa de gestão de riscos químicos (PGRQ). O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Ensino em Físico-Química (LEFQ) da UFPR , reconhecendo e identificando os riscos ambientais que os usuários do laboratório estão expostos, e como orientação pela percepção de risco, quais as possíveis medidas a serem adotadas, com a manipulação de produtos químicos pelo método "COSHH" que avalia de forma qualitativa a exposição. Através desta metodologia, os riscos químicos foram considerados médios, os riscos físicos e ergonômicos pequenos, e riscos mecânicos médios. Os riscos, identificados e descritos foram utilizados na elaboração do Mapa de Risco do LEFQ, conforme orientação da norma regulamentadora NR-09. A proposta de armazenagem e descarte, através dos pictogramas de risco, promoveram de forma visual, pela padronização da rotulagem, a identificação dos riscos químicos, facilitando e evitando acidentes no desenvolvimento das atividades. A redução e minimização de escala propondo volumes menores em experimentos realizados nas práticas do LEFQ, também foi levantada como uma possibilidade para redução de riscos químicos e como ferramenta para uma menor geração de resíduos. Este estudo viabilizoua implementação e continuidade dos programas de PPRA e PGRQ, para o LOEFQ os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente, com menores danos ocupacionais aos funcionários e estudantes que frequentam este ambiente de ensino. | - |
Formato: dc.format | 68 f : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riscos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança química | - |
Título: dc.title | Diagnóstico de riscos e resíduos químicos para o Laboratório De Ensino em Físico-Química : proposta de manual de segurança e gerenciamento de resíduos químicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: