Estratégias de comercialização de soja no Sul do Pará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStefanelo, Eugenio Libreloto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Agronegócio-
Autor(es): dc.creatorSoligo, Mandyego Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:01:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:01:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52302-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eugenio Libreloto Stefanelo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Agronegócio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo com o trabalho foi analisar as alternativas ou estratégias de comercialização da soja adotadas pelos produtores rurais do Estado do Pará. Foi realizado um levantamento bibliográfico do tema estudado, bem como entrevistas com sojicultores da região, foram feitas perguntas sobre a profissão, como extensão, produtividade, equipamentos, mão de obra e origem dos recursos para financiamento da produção. Utilizou-se o método de pesquisa de levantamento, ou survey. Foram entrevistados vinte e cinco produtores rurais residentes em quatro diferentes municípios do Sul paraense (Santana do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia) no qual se concentra o polo agrícola sul paraense com aproximadamente cento e dez mil hectares onde se cultiva soja (Glycine max.), a fim de mostrar a realidade do produtor. Em seguida foram propostas questões referentes às informações de mercado bem como as formas de comercialização utilizadas pelos produtores. Observou-se que a principal estratégia de comercialização da soja é o uso das alternativas tradicionais que, dentre outras, envolvem as vendas do produtor predominantemente para cerealistas locais, tradings, cooperativas e a troca de produtos por insumos. Este estudo poderá, ainda, ser utilizado para verificar o perfil dos produtores destes municípios e contribuir para trabalhos de qualificação e melhoramento na tomada de decisão do produtor quanto à comercialização.-
Formato: dc.format43 f : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSoja - Comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectSoja - Produção-
Palavras-chave: dc.subjectSoja - Produção - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleEstratégias de comercialização de soja no Sul do Pará-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.