Elaboração de um plano de negócios para análise de viabilidade de expansão de uma empresa de prestação de serviços do segmento automotivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorPontes, Diego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:51:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:51:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52253-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Márcia Bortolocci Espejo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente tem sido um grande desafio para os empreendedores brasileiros consolidar uma Pequena ou Média Empresa (MPE) no Brasil, onde estudos apontam que de cada 10 empresas criadas, 4 não sobrevivem mais que 2 anos. Em ambientes considerados de alta competição, este desafio se torna ainda maior. No caso deste trabalho, onde o contexto mercadológico se dá no segmento automotivo, perceberemos o quanto o planejamento é um fator crítico de sucesso para manter um negócio sustentável. Este segmento vem batendo recordes no Brasil, principalmente a indústria automobilista, onde o número de veículos em circulação aumenta a cada ano. Vindo os novos lançamentos acompanhados de novas tecnologias, com componentes cada vez mais avançados e sofisticados para atender a alta competividade e nível de exigência deste mercado. Desta forma as empresas atuantes no segmento, principalmente na prestação de serviços, precisam estar atentas às estas mudanças no mercado e garantir que seus negócios acompanhem no mesmo nível este avanço, visto que seus consumidores estão cada vez mais exigentes. Para manter um nível adequado de atendimento para estes consumidores, é preciso mais que um bom atendimento, estes consumidores estão buscando empresas com nível elevado na qualidade da prestação de serviços, e que ofereçam cada vez mais diversidade de serviços, com profissionais qualificados, alta tecnologia, ambiente confortável, e agilidade no atendimento. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar a viabilidade de expansão de uma empresa já estabelecida no segmento, para que possa se adequar às estas exigências e assim tornar mais competitiva e garantir a sua solidez neste ambiente cada vez mais avançado. Utilizou-se neste trabalho como ferramenta de apoio o plano de negócios para avaliação da viabilidade, bem como pesquisas para suportar esta expansão, e um referencial teórico mencionando o roteiro para construção de um plano de negócios. No final, pode-se constatar a viabilidade financeira deste investimento, favorecido pelo fato da empresa já estar estabelecida, minimizando assim os custos de investimento inicial, podendo utilizar parte da receita/lucro atual para cobrir tais investimentos, e diluição do custo fixo. De toda forma, como todo negócio, não deixa de ter seus riscos, porém, todos calculados através do plano de negócios.-
Formato: dc.format80 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInvestimentos - Analise-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Viabilidade econômica-
Título: dc.titleElaboração de um plano de negócios para análise de viabilidade de expansão de uma empresa de prestação de serviços do segmento automotivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.