Passando a palavra : experiências de produção de espaços na comunicação popular e livre em Curitiba, PR

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Autor(es): dc.contributorCigolini, Adilar Antonio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorFedel, André de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:55:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:55:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52198-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Adilar Antonio Cigolini-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 10/08/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : fls. 150-155-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa aqui apresentada busca analisar as diferentes maneiras em que o espaço geográfico é produzido na relação com a comunicação. Para tanto, pretendemos contribuir com os diversos entendimentos da comunicação, desde a história da implementação das técnicas e sistemas de comunicação realizadas pelo Estado e suas dinâmicas no território brasileiro. Tal processo histórico-geográfico é acompanhado com o desenvolvimento das teorias de comunicação de massas e da comunicação popular. Observamos que a comunicação popular, proveniente de saberes e de práticas da população é constituinte de um movimento cotidiano no avanço, defesa e garantia de direitos, produzindo diversas formas de manifestação, entre elas as rádios livres e comunitárias. Estas formas da comunicação popular se concretizam a intensos e conflituosos processos políticos, a partir das práticas espaciais que os sujeitos e as organizações produziram em busca de visibilizar seus lugares de vida como também para se legitimar perante o Estado os seus direitos de expressão. O estudo empírico foi realizado em Curitiba-PR, onde evidenciou-se primeiramente o fenômeno da gestão corporativa do território pela comunicação de massas, materializada pelo circuito FM comercial da cidade. Por outro lado, a produção do espaço pela comunicação popular é materializada a partir de diferentes práticas espaciais, no caso aqui estudado pela Rádio comunitária Bairro Novo e a Rádio Livre Gralha. Ambos os casos demonstram a possibilidade da produção do espaço de maneira multiescalar, ao mesmo tempo, em que visibilizam suas dificuldades e conflitos com outros agentes produtores do espaço. Palavras-chaves: Território, Comunicação, Espaço Urbano, Práticas Espaciais-
Descrição: dc.descriptionResumen: La investigación aquí presentada busca analizar las diferentes maneras en que el espacio geográfico se produce en la relación con la comunicación. Para ello, pretendemos contribuir con los diversos entendimientos de la comunicación, desde la historia de la implementación de las técnicas y sistemas de comunicación realizadas por el Estado y sus dinámicas en el territorio brasileño. Este proceso histórico-geográfico se acompaña con el desarrollo de las teorías de comunicación de masas y de la comunicación popular. Observamos que la comunicación popular, proveniente de saberes y de prácticas de la población es constituyente de un movimiento cotidiano en el avance, defensa y garantía de derechos, produciendo diversas formas de manifestación, entre ellas las radios libres y comunitarias. Estas formas de comunicación popular se concretan a intensos y conflictivos procesos políticos, a partir de las prácticas espaciales que los sujetos y las organizaciones produjeron en busca de visibilizar sus lugares de vida, así como legitimarse ante el Estado sus derechos de expresión. Se trata de un estudio de Curitiba-PR donde se evidenció primeramente el fenómeno de la gestión corporativa del territorio por la comunicación de masas, materializada por el circuito FM comercial de la ciudad. Mientras que la producción del espacio por la comunicación popular se materializa a partir de diferentes prácticas espaciales, en el caso aquí estudiado por la Radio comunitaria Bairro Novo y la Radio Libre Gralha. Ambos casos demuestran la posibilidad de la producción del espacio de manera multiescalar, al mismo tiempo, que visibiliza sus dificultades y conflictos con otros agentes productores del espacio. Palabras-clave: Territorio, Comunicación, Espacio Urbano, Prácticas Espaciales-
Formato: dc.format163 f. : il. algumas color., mapas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço em geografia-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titlePassando a palavra : experiências de produção de espaços na comunicação popular e livre em Curitiba, PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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