O recreio da educação infantil integrado ao ensino fundamental : a participação das crianças pequenas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorGabardo, Jane Elizabeth Avanci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52114-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Marynelma Camargo Garanhan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo teve a intenção de compreender como as crianças da Educação Infantil participam do recreio junto às crianças do Ensino Fundamental. O objetivo foi observar e analisar como ocorre e como é a participação das crianças da Educação Infantil, da turma do Pré B, de 4/5 anos, da Escola Municipal Wenceslau Braz, do município de Curitiba, durante o segundo semestre de 2012, no período do recreio no turno da tarde, considerando que este acontece no mesmo horário e espaço das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso utilizei como referencial teórico os estudos de Kramer (1988) sobre a pré-escola. Soczek(2005) sobre a inclusão da Educação Infantil nas escolas de Ensino Fundamental. Cislaghi e Neto (2002) que abordam a sobre espaço/tempo destinado ao recreio nas escolas. Para a produção dos dados foi utilizado, como instrumentos de pesquisa: conversas informais, roda de conversa, fotografias e entrevistas. Através da análise dos dados foi possível verificar que: todas as crianças gostariam de ter outros recursos (brinquedos) no intervalo destinado ao recreio; os meninos aproveitam mais esse espaço/tempo para brincar; apenas algumas crianças interagem com as maiores, mesmo sentindo-se inseguras, elas encontram uma maneira, seja brincando ou cuidando quando essas choram. Os espaços mais frequentados por elas eram as laterais da cancha esportiva, pois a área central era predominantemente das crianças maiores. Suas brincadeiras eram muitas vezes sem orientação e sem uma finalidade clara, mas mesmo assim elas gostavam desse momento. Portanto conclui com o estudo que o recreio é um momento em que os alunos podem se autoorganizar e realizar atividades de acordo com seus interesses. As instituições de Ensino Fundamental que acolhem crianças da Educação Infantil deveriam estar atentas as características e necessidades dessas crianças também no período do recreio.-
Formato: dc.format39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectRecreio escolar-
Título: dc.titleO recreio da educação infantil integrado ao ensino fundamental : a participação das crianças pequenas-
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