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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Ana Lúcia Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Elidia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52075 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52075 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Lúcia Martins de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa é um estudo de caso qualitativo e quantitativo, de análise documental, que examina a relação família e instituição de Educação Infantil numa perspectiva democrática, com o objetivo de avaliar as ações, estratégias e propostas elaboradas por um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região metropolitana de Curitiba (PR). A intenção é identificar aproximações e limitações no que se refere aos princípios de uma gestão democrática, aqui entendida, basicamente, como uma pratica coletiva que permite que os sujeitos envolvidos tenham conhecimento de todo o processo educativo e possam participar tendo voz ativa. No primeiro capitulo o foco se volta para análise dos documentos oficiais emitidos nas esferas federal, estadual e municipal que dão aporte para reflexão dos profissionais da educação acerca do significado de uma gestão democrática o que inclui necessariamente a relação com as famílias. No segundo capitulo o objetivo é a analise documental da instituição com a participação das famílias nos diferentes espaços e momentos planejados pela instituição. A partir das leituras realizadas sobre gestão democrática, da documentação legal da área e do exame dos registros dos diferentes momentos de encontros organizados com as famílias no período de 2010 a 2012, pode-se perceber que existe de fato uma preocupação da equipe gestora em aproximar as famílias do cotidiano da instituição, visto que está previsto no calendário anual reuniões com este propósito. Porem verifica-se que o diálogo entre família e instituição merece mais atenção por parte da equipe gestora para superar práticas que silenciam as famílias e os colocam apenas como ouvintes. Estas análises indicam a necessidade de revisitar o Plano de Ação da Gestão junto com os profissionais da instituição e comunidade na direção da conquista de espaços mais qualificados para o exercício da gestão democrática. | - |
Formato: dc.format | 56 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lar e escola | - |
Título: dc.title | A relação família e CMEI numa perspectiva democrática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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