Dificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrquiza, Liliam Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Zélia Lino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52046-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Liliam Maria Orquiza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional. Neste sentido, esta pesquisa inerente aos estudos de Gênero e Diversidade na Escola tem o objetivo de refletir sobre a função normatizadora da escola e as dificuldades desta em atender à diversidade contemporânea do século XXI. Unindo o trabalho de campo ao bibliográfico estabelecemos confluências entre os estudos sociológicos de Bauman, os estudos culturais e a psicologia social para entender as mudanças na sociedade e no comportamento infantil. Neste artigo, apresentamos dados de uma pesquisa feita com professoras da educação infantil sobre a possível presença de alunos com comportamento heterogêneo em sala de aula, analisado com base nos estudos clínicos piagetianos sobre o desenvolvimento moral da criança. Os resultados indicaram a necessidade de propostas que incentivem o respeito à heterogeneidade das crianças da educação infantil, bem como evidenciaram o desconhecimento docente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. As respostas das professoras mostraram-se fundamentada em uma questão cultural, em crenças e representações construídas socialmente para conservar a hegemonia.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-problema-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças superdotadas-
Título: dc.titleDificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidade-
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