
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro de Lima, Shirley A. | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Wendel Moreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52043 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52043 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Shirley Acioly | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo foi realizado como parte do programa do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo realizar uma pesquisa e análise de discursos de professoras e professores acerca das relações de gênero e diversidade na escola e possíveis reflexos de suas práticas pedagógicas em seus discursos, em uma escola de ensino fundamental da Cidade de São Paulo. Nos últimos anos, no Brasil, surgiram várias políticas públicas e programas de governo que trouxeram a discussão de gênero para a educação pública, ampliando o debate e também encontrando resistências por parte de professoras e professores e parte da sociedade, resultados das pressões populares e movimentos sociais, como os movimentos feministas e LGBTs, é interessante investigar se no interior da escola efetivamente existem discussões de gênero, diversidade sexual e educação. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (22 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças e sexo | - |
| Título: dc.title | Relações de gênero, diversidade e escola : uma análise dos discursos de professoras e professores de uma escola de ensino fundamental da cidade de São Paulo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: