Funk, sexualidade e relações de gênero entre estudantes de uma escola pública da cidade de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSantos, Vitor Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:02:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:02:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52039-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcos Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Quem vivencia o cotidiano da escola percebe a alta incidência de conflitos associados à discriminação de gênero. Diante deste quadro, a escola não pode se omitir, mas elaborar estratégias de combate a esse fenômeno social. Este artigo se justifica, assim, pela necessidade de melhorar o ambiente escolar e desenvolver ações de respeito à diversidade, com foco nas relações de gênero. O tema gerador é o funk, escolhido pela riqueza de material para debate, por ser capaz de provocar a participação ativa de alunos e alunas e com o intuito de trazer essa discussão para a realidade de vida das(os) jovens, para algo que lhes é familiar. Foi realizada uma pesquisa-ação e a escolha do funk como estratégia de aproximação se mostrou eficaz. Houve ampla participação e todas(os) deram a sua opinião. Diversas questões foram levantadas e discutidas sob a perspectiva de gênero. A investigação reafirmou a necessidade de mais ações pedagógicas no sentido de despertar ou sedimentar nas(os) estudantes o olhar crítico sobre construções sociais naturalizadas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPromiscuidade-
Palavras-chave: dc.subjectFunk (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectSensualidade na dança-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Comportamento sexual-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo e educaçao-
Título: dc.titleFunk, sexualidade e relações de gênero entre estudantes de uma escola pública da cidade de São Paulo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.