
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Ponijaleski, Vanda Valeria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52032 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52032 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Reinaldo Kovalski de Araujol | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo buscar sentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito a partir da perspectiva um ex-aluno de escola pública gay/negro, contextualizando com bibliografias dos estudos de gênero, educação e sociologia. Para tanto, foi utilizado entrevista, pesquisas bibliográficas e analises. Com objetivo de compreender as relações de gênero e preconceito contextualizadas na visão do ex-aluno homossexual e da professora pesquisadora. Os resultados apontam para uma outra visão de escola, onde ações simples como ir ao banheiro ou participar de ingênuas brincadeiras acabam sendo uma grande barreira a ser resolvida no dia escolar do/da jovem negro/gay. A pesquisa também revelou a necessidade do entrevistado de acessar identidades aceitas pela heteronormatividade para poder "sobreviver" no ambiente escolar, sem no entanto, deixar de marcar esse ambientes com pequenos gestos de afirmação de sua identidade gay/negra. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes negros | - |
| Título: dc.title | Sentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito : olhares a partir da fala do jovem gay/negro | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: