O Espanta Tubarões : uma proposta de reflexão dos estereótipos de gênero no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Luize Bueno de, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorAlves, Tiago da Silva Fagundes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52028-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Luize Bueno de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho trata de uma pesquisa sobre as relações de gênero em um objeto da indústria cultural, tendo como foco os estereótipos de gênero que são transmitidos no filme "O Espanta Tubarões". A ideia comumente aceita que determina certos comportamentos sociais vinculados as características biológicas se exacerba quando são apresentados em objetos da indústria cultural. As manifestações e representações que associam determinados comportamentos a um determinado sexo biológico estão enormemente presentes na escola e podem ser reproduzidas ou compreendidas numa perspectiva de análise mais críticas dessas relações. O objetivo central desse trabalho é trazer um objeto da indústria cultural do cinema, como forma de problematizar os produtos infantis e as questões de gênero. Tem como metodologia uma abordagem qualitativa por meio da análise de um objeto social e de uma discussão teórica e bibliográfica da temática das relações de gênero nos filmes infantis, a fim de produzir uma intervenção num grupo de estudantes do ensino fundamental, apontando como um objeto cultural, trabalhado criticamente, pode possibilitar uma superação dos estereótipos e pré-conceitos relacionados às questões de gênero.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise fílmica-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria cultural-
Título: dc.titleO Espanta Tubarões : uma proposta de reflexão dos estereótipos de gênero no ambiente escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.