Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Luize Bueno de, 1988- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Tiago da Silva Fagundes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52028 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Luize Bueno de Araujo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho trata de uma pesquisa sobre as relações de gênero em um objeto da indústria cultural, tendo como foco os estereótipos de gênero que são transmitidos no filme "O Espanta Tubarões". A ideia comumente aceita que determina certos comportamentos sociais vinculados as características biológicas se exacerba quando são apresentados em objetos da indústria cultural. As manifestações e representações que associam determinados comportamentos a um determinado sexo biológico estão enormemente presentes na escola e podem ser reproduzidas ou compreendidas numa perspectiva de análise mais críticas dessas relações. O objetivo central desse trabalho é trazer um objeto da indústria cultural do cinema, como forma de problematizar os produtos infantis e as questões de gênero. Tem como metodologia uma abordagem qualitativa por meio da análise de um objeto social e de uma discussão teórica e bibliográfica da temática das relações de gênero nos filmes infantis, a fim de produzir uma intervenção num grupo de estudantes do ensino fundamental, apontando como um objeto cultural, trabalhado criticamente, pode possibilitar uma superação dos estereótipos e pré-conceitos relacionados às questões de gênero. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise fílmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industria cultural | - |
Título: dc.title | O Espanta Tubarões : uma proposta de reflexão dos estereótipos de gênero no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: