
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Orquiza, Liliam Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | D' Antonio, Solange Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52020 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Liliam Maria Orquiza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação inclusiva no Brasil tem ganhado destaque nas novas diretrizes e leis da educação e também nas discussões presentes nos bancos de nossas universidades. Os apontamentos vindos dessas discussões e das leis que regem o ensino sugerem mudanças nas metodologias aplicadas em sala de aula e no modo de avaliação presentes em nossos estabelecimentos de ensino. Porém, é possível observar que essas discussões ainda parecem não ter atravessado os muros de nossas universidades, uma vez que, ao adentrarmos uma escola pública ou privada, conseguimos notar as dificuldades metodológicas e até mesmo de aceitação que educadores de todo o país apresentam ao trabalharem com alunos que possuem alguma deficiência, distúrbios ou transtornos globais de desenvolvimento em salas regulares. Nesse sentido, esse trabalho busca contribuir por meio de uma experiência diferenciada com alunos que apresentam deficiências ou transtornos do desenvolvimento que fazem parte de nossas salas de aula e que possuem o mesmo direito que todos os outros alunos: o direito a aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência mental - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial - Paraná | - |
| Título: dc.title | A influência do processo de avaliação diferenciada no desenvolvimento de alunos com deficiências, distúrbios de aprendizagem e transtornos globais de desenvolvimento no Colégio Estadual Cyro Pereira de Camargo - Iguaraçu - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: