Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Orquiza, Liliam Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Simone Aparecida dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52019 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Liliam Maria Orquiza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como finalidade estudar de fato como a inclusão está ocorrendo nas escolas, fundamentando-se por meio das leis que norteiam a educação inclusiva no Brasil, que assegura o direito de acesso e permanência do aluno com necessidades especiais no ensino regular. Foi desenvolvido, através de pesquisa bibliográfica, mediante análise de livros e artigos relacionados ao assunto, e pesquisa com professores de uma rede municipal de ensino no Estado do Paraná. O atendimento a alunos com necessidades especiais há décadas é contemplado nas leis norteadoras da educação brasileira, porém observou-se que há muito ainda para melhorar nas escolas do nosso país em vários aspectos. Em pesquisa por meio de questionário identificou-se as dificuldades vividas pelos professores e alunos de maneira geral, verificando a necessidade de melhorias na educação | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças fisicamente deficientes - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados - Educação | - |
Título: dc.title | Os desafios da inclusão no ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: