Serviço social, educação e gênero : democratização das relações e conquista de cidadania nos espaços escolares

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Autor(es): dc.contributorSilva, Rosa Maria Frugoli da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSantos, Simara Cristina Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:38:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:38:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52018-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Rosa Frugolli Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação é permeada por múltiplos fenômenos, como o debate sobre relações desiguais de gênero. A inserção de Assistentes Sociais nas escolas pode tornar-se como importante mediação na questão. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como problematização a inserção deste profissional na área de educação, objetivando responder quais intervenções, ações e programas são realizados. Utilizou-se de metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado em uma Organização Militar das Forças Armadas. Dos procedimentos utilizados na inserção a campo, houve observações e registros em caderno de campo, além de entrevistas. Verificouse a partir da atuação de uma profissional, que esta situação se configura como complexa e de difícil enfrentamento, pois os sujeitos que participam do projeto revelam conteúdos discrepantes ou de resistências às propostas mais igualitárias quanto a equidade de gênero. Considera-se que embora a profissional contribua por meio de seu Projeto Ético Político para a superação das contradições que permeiam a escola/educação, esta se depara com conteúdos de uma sociedade sexista e heteronormativa que formam a coletividade e interferem no processo de formação.-
Formato: dc.format1 arquivo (14 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social - Educação-
Título: dc.titleServiço social, educação e gênero : democratização das relações e conquista de cidadania nos espaços escolares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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