Gênero e diversidade, os desafios da comunidade escolar de ensino público Fundamental II de Ponta Grossa no Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalino, Rita Estela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorBlasczak, Silmara Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52016-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Rita Estela Salino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste artigo, buscamos analisar a visibilidade da temática de gênero e diversidade diante da comunidade escolar bem como a relação desta com discentes transgêneros na escola Estadual da cidade de Ponta Grossa no Paraná. Esta pesquisa se configura como mista usando os métodos: quantitativo e qualitativo baseado em duas etapas de coleta de dados sendo a primeira por meio do uso de questionário e na segunda com a realização de entrevista com perguntas abertas. Os resultados apontam para a dificuldade da inclusão da temática de gênero e diversidade no contexto escolar e indicam que a heteronormatividade continua presente como a única forma aceita para a expressão da sexualidade tornando invisíveis as pessoas que estão fora do padrão heteronormativo. As pesquisas evidenciam também que os cursos de formação sobre gênero e diversidade contribuem para pensar a sexualidade, porém as políticas públicas são fundamentais para romper as barreiras heteronormativas existentes no ambiente escolar.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Título: dc.titleGênero e diversidade, os desafios da comunidade escolar de ensino público Fundamental II de Ponta Grossa no Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.