
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pires, Ana Christina Duarte, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Sandra Elisiário dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52009 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Christina Pires | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Para realizar este estudo, optou-se por uma pesquisa, bibliográfica e aplicação de um projeto com análise de referências e literaturas que tratam sobre o tema Racismo. Essa pesquisa bibliográfica e aplicação do projeto visam buscar informações e reflexões acerca do Racismo e suas implicações, de forma que se possam instruir os profissionais da educação, pais e os próprios alunos a lidar com as situações de preconceito e racismo e principalmente os profissionais a estarem lidando com as crianças, adolescentes e a família de quem agem com atitudes racistas e preconceituosas e de quem sofre essas atitudes. Neste sentido, essa pesquisa tende a levantar algumas discussões relacionados ao que é ser negro, a mulher negra, a escola, políticas publicas, conquistas dos negros diante do racismo e do preconceito. Neste estudo será abordada uma grande preocupação de autores em relação ao Racismo na escola e o preparo do professor diante dessa diversidade | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raça negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minorias - Educação | - |
| Título: dc.title | Racismo : uma prática que oprime | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: