
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Brenda Ferrari da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Sandra Cristina Eineck Pimentel dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52008 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Brenda Ferrari da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo propõe reflexões sobre homofobia, gênero e sexualidade, analisando os limites e possibilidades de ações educativas que visem à conscientização e a informação para prevenir a violência no espaço escolar. Lembrando, que a homofobia é definida como preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. A heteronormatividade predomina nos lares brasileiros, isto faz com que banalizem as relações homoafetiva e como isso, os índices de violência contra o público LGBT aumenta significativamente. A sociedade desconhece os termos e atacam o público LGBT como se não fossem humanos, a desinformação que lidera os pensamentos alheios deve ser reorganizada para que os direitos sejam efetivamente aplicados de acordo com a legislação. Sabemos que o crime de homofobia, ainda tramita no Congresso Nacional, deve-se ser considerada não somente crime de homicídio, mas "homicídio homofóbico", com diferenciação na punição do agressor. Não devemos desconsiderar que houve uma crescente mobilização de diversos setores em favor do reconhecimento e legitimidade das diferenças, buscando uma ponte para a compreensão da diversidade. A educação é o caminho para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade. Foi realizada uma pesquisa, onde um grupo de professores/as expressaram suas opiniões sobre a compreensão de gênero, sexualidade e homofobia e as dificuldades vinculadas a esse tema, e sugestões de ações educativas para delinear um trabalho eficaz sobre diversidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexuais - Legislação | - |
| Título: dc.title | Homofobia no contexto escolar : refletindo sobre gênero e sexualidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: