Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tortato, Cintia de Souza Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rosineide Pereira Pêgo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52006 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52006 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Cintia de Souza Batista Tortato | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O tema deste artigo é a problematização das relações de gênero na escola. Para elucidação das questões pertinentes ao tema foi necessária uma investigação teórica embasada em autores que abordam temas conceituais referentes a gênero e sexualidade, como os estudos de Guacira Lopes Louro. Juntamente a esta discussão foram abordados outros aportes teóricos que enfocam as questões de gênero e educação como: Daniela Auad, Montserrat Moreno e Cláudia Ribeiro. A contextualização teórica em torno das desigualdades e preconceitos de gênero vigentes propiciou uma proposta de intervenção pedagógica visando o corpo docente, que englobou momentos de formação em forma de oficinas. O intuito foi suscitar uma reflexão em torno das visões e atitudes dos/das docentes de um colégio estadual do município de Piraquara quanto a questões de gênero, buscando potencializar o papel de professores/as como mediadores/as de conflitos, de modo a combater preconceitos e discriminações presentes no ambiente escolar a partir de um discurso e de uma prática emancipadora e democrática no que refere ao gênero. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações homem-mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Jovens | - |
Título: dc.title | Relações de gênero no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: