Relações de gênero no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTortato, Cintia de Souza Batista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorGomes, Rosineide Pereira Pêgo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52006-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cintia de Souza Batista Tortato-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema deste artigo é a problematização das relações de gênero na escola. Para elucidação das questões pertinentes ao tema foi necessária uma investigação teórica embasada em autores que abordam temas conceituais referentes a gênero e sexualidade, como os estudos de Guacira Lopes Louro. Juntamente a esta discussão foram abordados outros aportes teóricos que enfocam as questões de gênero e educação como: Daniela Auad, Montserrat Moreno e Cláudia Ribeiro. A contextualização teórica em torno das desigualdades e preconceitos de gênero vigentes propiciou uma proposta de intervenção pedagógica visando o corpo docente, que englobou momentos de formação em forma de oficinas. O intuito foi suscitar uma reflexão em torno das visões e atitudes dos/das docentes de um colégio estadual do município de Piraquara quanto a questões de gênero, buscando potencializar o papel de professores/as como mediadores/as de conflitos, de modo a combater preconceitos e discriminações presentes no ambiente escolar a partir de um discurso e de uma prática emancipadora e democrática no que refere ao gênero.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectRelações homem-mulher-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Jovens-
Título: dc.titleRelações de gênero no ambiente escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.