Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Rodrigo Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51997 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Christopher Smith Bignardi Neves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo reuniu informações baseadas na realização do 1º Fórum da Diversidade do Centro Educacional Unificado Vila do Sol realizado em outubro de 2015 na extrema periferia da zona sul de São Paulo. A partir do processo de organização e articulação do evento foram investigadas as motivações (ou a falta delas) ao se trabalhar questões ligadas a gênero e diversidade sexual na escola por parte de docentes e equipes gestoras de três escolas da rede estadual de São Paulo. O presente artigo buscou identificar de que maneira que a sexualidade é discutida na educação formal tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para Temas Transversais – Orientação Sexual, sua eficácia e funcionalidade no combate a homofobia, transfobia, lesbofobia e violência de gênero, buscando identificar como a realização de um fórum pode reverberar no empoderamento de vítimas de práticas discriminatórias, conscientizando todos envolvidos em tais situações no âmbito escolar, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e igualitária. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação de sexo na educação | - |
Título: dc.title | Reflexões e práticas do 1º Fórum da Diversidade - CEU Vila do Sol : uma práxis pela educação na diversidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: