
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Brenda Ferrari da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51985 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Brenda Ferrari da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo oferece uma análise sobre o caderno escola sem homofobia, um dos componentes do ‘Kit anti-homofobia’, material didático elaborado pelo MEC em parceria com o Governo Federal entre os anos 2009-2013. O ‘Kit’ não chegou a ser distribuído aos alunos matriculados na rede pública de ensino como proposto inicialmente, assim, coube a essa pesquisa compreender a importância desse material ao abordar a temática da diversidade e sexualidade em ambiente escolar. Utilizando a metodologia de história do tempo presente (LE GOFF, 1999) e análise de discurso (FOUCAULT, 1999) tentou-se compreender o ‘Kit’ como um instrumento de apoio aos educadores e, além disso, conceber o material como um divulgador da proposta de desconstrução de preconceitos a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em ambiente escolar. Em linhas gerais, procuro nesta pesquisa contribuir com os estudos de gênero, ao problematizar a temática da discriminação e preconceito relacionados a identidade de gênero e diversidade sexual no espaço escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Título: dc.title | Por uma análise ao material didático Caderno Escola Sem Homofobia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: