Por uma análise ao material didático Caderno Escola Sem Homofobia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Brenda Ferrari da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorRosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51985-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Brenda Ferrari da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo oferece uma análise sobre o caderno escola sem homofobia, um dos componentes do ‘Kit anti-homofobia’, material didático elaborado pelo MEC em parceria com o Governo Federal entre os anos 2009-2013. O ‘Kit’ não chegou a ser distribuído aos alunos matriculados na rede pública de ensino como proposto inicialmente, assim, coube a essa pesquisa compreender a importância desse material ao abordar a temática da diversidade e sexualidade em ambiente escolar. Utilizando a metodologia de história do tempo presente (LE GOFF, 1999) e análise de discurso (FOUCAULT, 1999) tentou-se compreender o ‘Kit’ como um instrumento de apoio aos educadores e, além disso, conceber o material como um divulgador da proposta de desconstrução de preconceitos a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em ambiente escolar. Em linhas gerais, procuro nesta pesquisa contribuir com os estudos de gênero, ao problematizar a temática da discriminação e preconceito relacionados a identidade de gênero e diversidade sexual no espaço escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Título: dc.titlePor uma análise ao material didático Caderno Escola Sem Homofobia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.