Educadores frente a identidade de gênero e sexualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcia Regina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorOrnelas, Miriam Viera Bento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51971-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Marcia Regina Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ambiente escolar é o local em que mais percebe-se as diferenças existentes entre homens e mulheres, relacionando, portanto, Identidade de Gênero, Sexualidade e Sexo sendo estes três construídos tanto no ambiente domiciliar quanto escolar, assuntos esses que levam a escola a presenciar várias situações de bullying, homofobia e preconceito, o que resulta na maior evasão escolar, reprovações e rejeição. Este trabalho tem como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas tanto pelo aluno quanto por educadores, frente a identidade de gênero e o assunto sexualidade no ambiente escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva com a diretora e professoras de uma Escola do Município de Floresta no Estado do Paraná, no período entre fevereiro e agosto de 2015. Como resultado constatou-se que há pouca informação acerca da temática e ainda um pouco de desconforto dos professores para trabalhar com o tema. No entanto busca se contribuir com o educador em sua prática pedagógica, colocando à frente a temática preconceito e o porque é importante discutir diversidade sexual nas escolas, fazendo os alunos entenderem o que a sociedade e a cultura impõe sobre o assunto e que o ambiente escolar é para todas as pessoas independente de suas escolhas e mostrar que o ambiente escolar pode ser um lugar seguro.-
Formato: dc.format1 arquivo (11 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Título: dc.titleEducadores frente a identidade de gênero e sexualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.