Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wanzinack, Clóvis, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Orquiza, Liliam Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Molinari, Michele Fioravanti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51970 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Liliam Maria Orquiza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo da pesquisa foi compreender de que forma o cyberbullying (violência praticada contra alguém através da comunicação online) se caracteriza nas tecnologias digitais na contemporaneidade, principalmente referente ao sexting, que é a divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares e internet, uma vez que essa prática torna-se cada vez mais comum entre os jovens. A pesquisa foi realizada a partir de uma intervenção realizada na prática escolar com alunos (as) de uma turma do 5º ano, de uma escola pública situado no norte do Paraná, com a finalidade de compreender como essa violência digital recorrente no atual contexto afeta diretamente as crianças e adolescentes. Tal metodologia foi utilizada com o propósito de alertar, informar e conscientizar os alunos (as) sobre esse tema e proporcionar explicações significativas que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis em relação ao respeito ao "outro", seja no espaço escolar, digital ou outro segmento social. Como resultado, esta intervenção confirmou a existência da prática de bullying e cyberbullying em sala de aula, revelando a necessidade de uma postura mais proativa da escola em relação ao tema. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo por telefone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Comportamento sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Título: dc.title | O sexting na era digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: