As ações afirmativas e sua aplicabilidade no espaço escolar : um abismo entre a teoria e a prática?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArchanjo, Daniela Resende, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorCarlos, Maristela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51962-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Daniela Resende Archanjo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A lei 10.639/03 tornou obrigatória a inserção da temática de História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos de todas as escolas nacionais. Esta legislação vem de encontro com os anseios de todos e todas que procuram a superação da discriminação racial dentro e fora da sala de aula. Entretanto, mesmo com essas garantias legais, se constata uma apatia por parte dos educadores em transformar a sua prática docente em uma ação política que contribua com a criação de uma sociedade que vivencia a diversidade na sua forma mais plena. Analisei esta situação de distanciamento entre as ações do Dia da Consciência Negra e o cumprimento superficial da lei 10.639/03 em uma escola pública da cidade de Curitiba, e assim pretendi contribuir com a problematização desta questão, vislumbrando a eficácia desta diretriz curricular.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Questão racial-
Título: dc.titleAs ações afirmativas e sua aplicabilidade no espaço escolar : um abismo entre a teoria e a prática?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.