Reflexões sobre a menina que joga bola e o menino que conta história numa escola estadual de Itajaí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCovolan, Nadia Terezinha, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marina Sanches de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51960-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Nadia T. Covolan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Descreve-se e analisa-se neste trabalho a questão de gênero no espaço escolar. Aborda-se a separação dos gêneros no espaço escolar, bem como questionam-se práticas pedagógicas, a partir da observação dos comportamentos dentro e fora da sala de aula e nos pátios escolares. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, focando-se na desconstrução de preconceitos. Elaborou-se um questionário e, após, um debate com estudantes adolescentes, meninos e meninas, relacionando-se atividades, cores, brincadeiras, atitudes e falas consideradas por eles e elas, como tipicamente masculinas ou femininas. Após, procedeu-se a análise dos dados colhidos, que foram cotejados com a literatura pertinente. Os resultados apontam para a necessidade de discutir o sexismo na sociedade e na escola, a questão de gênero, as diferenças, a desigualdade e a tolerância, afirmando-se que meninos e meninas podem e devem fazer as mesmas atividades. Demonstra-se a consistência de paradigmas que a sociedade molda diferenciando atividades de meninos e meninas e assim, a importância da reflexão das práticas pedagógicas para a busca de uma cultura de paz entre os sexos e por conseguinte na sociedade, a partir da infância e adolescência.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras infantis-
Palavras-chave: dc.subjectInfancia - Comportamento sexual-
Título: dc.titleReflexões sobre a menina que joga bola e o menino que conta história numa escola estadual de Itajaí-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.