
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Marina Emanueli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51959 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51959 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo descrevemos e analisamos as trajetórias escolares e as práticas educativas familiares de uma amostra dos estudantes negros do terceiro ano do ensino médio, de uma escola publica da cidade de Viçosa, Minas Gerais. As questões que nortearão a pesquisa são as seguintes: como os jovens negros, construíram suas carreiras escolares? Quais as práticas familiares e as disposições desses sujeitos que tornaram possíveis seus destinos escolares? Qual o peso e as inter-relações da mobilização escolar familiar e da mobilização dos próprios sujeitos na construção desses percursos escolares? A hipótese central é que essas trajetórias escolares se constituíram a partir de mobilização escolar dos universitários e da mobilização escolar de suas famílias, essa última de tipo específico no que se refere à regularidade e ao modo de intervenção dos pais ao longo das trajetórias escolares dos filhos. Os dados desta pesquisa foram coletados em entrevistas semidiretivas e os mesmos serão analisados privilegiando a singularidade de cada um dos percursos escolares, reconstituindo-se cada uma das trajetórias escolares. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (10 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repetencia esccolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afro-descendentes | - |
| Título: dc.title | Trajetórias escolar de alunos negros do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: