Trajetórias escolar de alunos negros do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorLopes, Marina Emanueli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51959-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcos Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste artigo descrevemos e analisamos as trajetórias escolares e as práticas educativas familiares de uma amostra dos estudantes negros do terceiro ano do ensino médio, de uma escola publica da cidade de Viçosa, Minas Gerais. As questões que nortearão a pesquisa são as seguintes: como os jovens negros, construíram suas carreiras escolares? Quais as práticas familiares e as disposições desses sujeitos que tornaram possíveis seus destinos escolares? Qual o peso e as inter-relações da mobilização escolar familiar e da mobilização dos próprios sujeitos na construção desses percursos escolares? A hipótese central é que essas trajetórias escolares se constituíram a partir de mobilização escolar dos universitários e da mobilização escolar de suas famílias, essa última de tipo específico no que se refere à regularidade e ao modo de intervenção dos pais ao longo das trajetórias escolares dos filhos. Os dados desta pesquisa foram coletados em entrevistas semidiretivas e os mesmos serão analisados privilegiando a singularidade de cada um dos percursos escolares, reconstituindo-se cada uma das trajetórias escolares.-
Formato: dc.format1 arquivo (10 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRepetencia esccolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAfro-descendentes-
Título: dc.titleTrajetórias escolar de alunos negros do ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.