As propagandas de cervejas e a violência simbólica de gênero : revisitando conceitos para romper paradigmas

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Autor(es): dc.contributorPires, Ana Christina Duarte, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorCatusso, Marilu Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51958-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Christina Duarte Pires-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo versa sobre uma realidade contemporânea de nossa sociedade, que retrata com preconceito a condição de ser mulher brasileira. Tem como objetivo geral compreender como a mídia, por meio das propagandas de cervejas, reforça o servilismo de gênero, ainda que de forma criativa, ferindo a condição da mulher. A ênfase dada pela mídia à condição de submissão da mulher é, por vezes direta e, noutras vezes sutil, mas sempre presente nas referidas propagandas. Assim, o estudo buscou, de forma científica, retratar a história da mulher, transcorrendo desde a sua submissão ao gênero masculino, à posição de destaque ocupada por uma mulher, a saber: a governança do país. Procurou, ainda, retratar o papel desempenhado pela mídia nesse processo, por compreender que atualmente é o meio de comunicação mais presente nos lares brasileiros, e como tal, capaz de vender produtos e incutir mensagens. A metodologia utilizada foi a análise do discurso, analisadas duas marcas de cerveja, Itaipava e Antártica, marcas que se utilizam do recurso de associar a figura da mulher ao seu produto e a sua marca. Encerra-se com ponderações acerca do estudo.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCerveja - Propaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCerveja - Publicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Representação na publicidade-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Título: dc.titleAs propagandas de cervejas e a violência simbólica de gênero : revisitando conceitos para romper paradigmas-
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